VOZ DA TERRA

Jornal diário que circula em Assis
São Paulo – Brasil
Processos contra o jornal

 

Noticia, que foi publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 07/novembro/1976

 

07-11-1976 (texto acima melhor legível)

Em Assis, Arena quer punir jornal

Do Correspondente em ASSIS

 

O diretório da Arena de Assis ingressou em juízo com representação contra o jornal "Voz da Terra", daquela cidade, alegando que o órgão vem publicando diariamente matéria jornalística de promoção dos candidatos do MDB, tentando denegrir a Arena e seus candidatos, em total desrespeito à lei Falcão e à resolução 10.050, de 19 de julho de 1956".
Na mesma petição, o partido solicitou da Justiça
Eleitoral a"apreensão dos 74 exemplares de jornal que correspondem aos últimos tres meses de publicação". A direção do Jornal "Voz da Terra" vai solicitar, através de advogado, a reconsideração do despacho do juiz eleitoral, por considerar "inédito" o pedido feito pela Arena.
Argumenta ainda, que as alegações da petição são meramente subjetivas. Segundo o diretor fundador do jornal Egydio Silva, "isso dá a entender que o que está para acontecer é uma censura que a Lei de Imprensa não prevê".
Por outro lado, o presidente da OAB de Assis, Waldomiro Galvão de Camargo, acha que "chega à raiz do ridículo o fato de certos juízes quererem estender as proibições da lei Falcão ao noticiário comum dos jornais". No seu entender, a imprensa escrita "está totalmente isenta desse castigo".

 

FÓRUM ASSISENSE EM 07 DE MARÇO DE 2006
De: Noel Gonçalves Cerqueira
Cidade: Guarujá. Estado: SP . País: Brasil
Para: Fórum assisense.

Caro Egydio:
Observando o mar garro a lembrar de pessoas e fatos ocorridos em Assis. Então surgiu na minha lembrança a figura do doutor Waldomiro Galvão, advogado dos mais brilhantes, formado nas arcadas - São Francisco - detentor de cultura jurídica invejável, profissional de conduta ilibada . . . !
Caro Noel:
Foi bom você citar o "lendário" Dr. Waldomiro Galvão de Camargo, pois ele é merecedor de sempre ser lembrado.
Voz da Terra em 1.976, por só dar destaque ao MDB e criticar a ARENA (dois únicos partidos políticos permitidos na época da Ditadura militar), foi processada pela ARENA, com base numa Lei draconiana, chamada Lei Falcão.
Waldomiro, que era presidente da OAB em Assis, deu entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, criticando essa Lei, o que, na ocasião, exigia coragem, além de nos defender na Comarca de Assis e conseguir o arquivamento do processo. Veja a notícia da época na página da internet:
http://www.ajorb.com.br/1processo761107_lei_falcao.htm
Abçs. e grato pela participação. Egydio Coelho da Silva é jornalista

 

 

Menu de processos contra VT

 

Página Principal

 

Fale Conosco

 

*Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último” (Thomas Jefferson).

Clique aqui para ver mais pensamentos e máximas sobre liberdade de imprensa