FÓRUM DE IMPRENSA, mensagens por email

Escolha o assunto: leia e participe enviando sua mensagem. Não importa sua profissão, grau de instrução, nacionalidade, etc.

Coordenador: Egydio Coelho da Silva

(Em elaboração iniciada em 05-01-2001)

Ultima alteração: 13-01-2006

FÓRUM DE IMPRENSA: 13 DE AGOSTO DE 2006

De: José Marques de Melo

Cidade: São Paulo.  Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum de imprensa

 

Assunto: Convite para lançamento de livro.

 

Teoria do jornalismo - Identidades brasileiras

São Paulo, PAULUS, 2006, 280 p.

Calendário:

Agosto

14 – Café Intercom/BN –Local: Auditório Machado de Assis – Biblioteca Nacional - Centro – Rio de Janeiro - Horário: 12h30 –

17 – FAPCOM / I Simpósio de Comunicação –Local: Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana – São Paulo - Horário: 20 h

18 –– Colóquio de Comunicação - Local: Plenário da Assembléia Legislativa – Florianópolis – Santa Catarina - Horário: 19h

Setembro

8 – INTERCOM / PUBLICOM – Local: Universidade Brasília – ICC/Norte/Anf.04 – Brasília Horário: 17h

Outubro

9 – UNESCOM 2006 – Local: Universidade Metodista de São Paulo – São Bernardo do Campo – São Paulo

Novembro

24 – Seminário Luiz Beltrão – Local: Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – Paraíba

Sinopse:

O campo do Jornalismo enfrenta múltiplas turbulências nesta passagem de século. Mudanças tecnológicas, trabalhistas e geopolíticas atropelam os processos de produção noticiosa. Profissionais, empresários e educadores procuram soluções consensuais para corresponder às novas demandas do mercado e da sociedade.

De que maneira os programas universitários podem criar uma consciência coletiva, capaz de nutrir a profissão jornalística de conceitos, valores e utopias que a renovem, oxigenem, fortaleçam?

Sistematizando evidências sobre a riqueza do pensamento jornalístico brasileiro, o Prof. Marques de Melo pretende aproximar os futuros profissionais da realidade nacional, de modo a suscitar sua compreensão e atualização.

Sumário da obra:

1. Pensamento Jornalístico Brasileiro

Natureza do jornalismo: a questão da objetividade

Dinâmica do jornalismo: a questão da ideologia

Estrutura do jornalismo: a questão dos gêneros

Jornalismo brasileiro: determinações históricas

Jornalismo brasileiro: elitismo congênito

Jornalismo brasileiro: impasse estrutural

Jornalismo científico: a democratização do conhecimento

Jornalismo comunitário: o fortalecimento da cidadania

Jornalismo feminino: a representação da mulher moderna

Jornalismo educativo: o embrião da nova escola

Gêneros jornalísticos: evidências empíricas

A crônica como gênero jornalístico

Gênese do jornalismo comparado

A imprensa como fonte e objeto de pesquisa

Perfil do autor:

Jornalista profissional há quase cinqüenta anos, atuando em organizações jornalísticas de Maceió, Recife e São Paulo, José Marques de Melo optou pela carreira acadêmica,  tendo sido o primeiro brasileiro a defender tese de doutorado em Jornalismo no país.  Iniciou sua trajetória docente na Universidade Católica de Pernambuco, a convite do pioneiro Luiz Beltrão, depois de haver feito estudos de pós-graduação no Centro Internacional de Estudos Superiores de Jornalismo para a América Latina. Migrou para São Paulo logo depois do golpe de 64, trabalhando inicialmente na  histórica Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero, onde iniciou os estudos brasileiros de jornalismo comparado. Transferiu-se, a seguir, para a Universidade de São Paulo, onde fundou e dirigiu o Departamento de Jornalismo da Escola de Escola de Comunicações e Artes e atuou regularmente até sua aposentadoria, recebendo o título de Professor Emérito. Recentemente vem dirigindo a Cátedra UNESCO de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo.

Referências:

José Marques de Melo – Universidade Metodista de São Paulo

Achei oportuno organizar esta antologia, destinada à difusão do pensamento jornalístico brasileiro. Ela reflete a minha experiência como professor da matéria, durante vários anos, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. (..) Adicionei, ao final de cada capítulo, um texto complementar, motivando o leitor para o exercício de comparações contextuais ou conjunturais.

Luis Martins – Professor da Universidade de Brasília

A Linha de Pesquisa "Jornalismo e Sociedade", do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB saúda e incorpora desde já à sua bibliografia o livro do prof. José Marques de Melo(...) . Trata-s (...), de um percurso teórico a ser muito bem considerado.

Eduardo Medisch – Universidade Federal de Santa Catarina

É um livro necessário para a área.

Gerson Martins – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Gostaria de convidá-lo para fazer também lançamento no 10º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. 

 

 

 Participe deste fórum. Clique abaixo em “Minha opinião, minha colaboração para o Fórum sobre liberdade de imprensa”:

 

= FIM DOS TEXTOS =

Página inicial da Ajorb

Página inicial do Fórum  de imprensa

Fórum de imprensa: textos do período de novembro a dezembro de 2.001

 

 

 “Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último”. Thomas Jefferson, (1743 - 1826), estadista  e ex-presidente dos EUA.

Clique aqui para ver mais pensamentos e máximas sobre liberdade de imprensa

 

  = FIM DOS TEXTOS =


Se preferir clique aqui e envie email para o coordenador do Fórum de imprensa

 

O objetivo primordial desde fórum é: 

 

01) Trocar informações, idéias e opiniões sobre assunto que diz respeito as leis que restringem a liberdade de imprensa;

 

02) Buscar aperfeiçoamento das Leis, que penalizam o crime de imprensa, sem criar co-responsabilidade e estimular a auto-censura, a pior de todas as censuras.

 

03) Combater as imorais indenizações por danos morais.

 

04) Buscar normas que façam com o assunto, que se iniciou na imprensa, termine na imprensa, privilegiando a informação à sociedade e não no silêncio dos tribunais enriquecendo indivíduos.

 

 Para se cadastrar e receber as mensagens gratuitamente ou participar deste fórum, envie email para:  Egydio Coelho da Silva   

email:  

vtmv@monteverdemg.

com.br 

 

 Se você se sentir prejudicado com qualquer notícia aqui divulgada e quiser se utilizar do direito de resposta, favor enviar email de volta, que a sua opinião será divulgada com o mesmo destaque e enviada para as mesmas pessoas que receberam esta mensagem.

 

* Mensagens do período de novembro a dezembro de 2.001  

 

Empresa, que patrocina e torna possível esta página na internet.


Em Monte Verde:

MONTE VERDE-MG