|
AJORB - Associação de
Jornais de Bairro |
Máximas sobre liberdade de imprensa e livre manifestação do pensamento:
*“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último” (Thomas Jefferson).
* “A imprensa, numa vigorosa prestação de serviço, será a memória da cidadania contra o corporativismo de interesses menores, quer no Executivo, Legislativo e Judiciário” (Carlos Alberto Di Franco).
* “Que o bem da liberdade segue imediatamente os bens da vida e da integridade física, demonstra-se facilmente, pois, a liberdade foi sempre constantemente um dos mais altos fins dos esforços e das aspirações humanas” (Adriano de Cupis).
* “Libertas omnibus rebus favorabilior est” ( “Em todos os casos a liberdade é mais favorável”), Brocardo Romano.
* “ A imprensa é um dos meios mais importantes de crítica e controle público permanente” (Konrad Hesse)
* “A imprensa livre é o olhar onipotente do povo” (Karl Marx).
* “A imprensa livre é o espelho intelectual no qual o povo se vê e a visão a si mesmo é a primeira condição da sabedoria” (Karl Marx).
* “Nossa Constituição Federal (1988) protege, de maneira veemente, o direito de informar, o direito de se informar e o direito de ser informado” (Oduvaldo Donnini, autor do livro “Imprensa livre, dano moral e dano à imagem...pág.206)
* “A medida que a comunicação se torna maior e melhor, fica claro que a intolerância é a verdadeira pequenez do homem”, Spielberg
* "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras" (o artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos-ONU, 10-12-1.948).
Rui Barbosa
* "Infringem a ética: o juiz que não julga, o promotor que não denuncia, o advogado que não defende, o jornalista que não noticia o que sabe ou não escreve o que pensa". Medeiros de Abreu
* "Não
concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o
teu direito de dizê-la".
* Indenização, em dinheiro, por dano moral somente indeniza a moral de quem não tem moral. Medeiros de Abreu * “O
interesse coletivo deve prevalecer em relação ao particular”. * "O
segredo é aliado da corrupção". Ministro Waldir Pires * "Julgar idéias é uma das mais infelizes invenções da humanidade." Jornalista Audálio Dantas
Os incisos do artigo 5o. da Constituição abaixo só não garantem a liberdade de imprensa, porque foram "esquecidos" pelos que julgam ações contra a liberdade de imprensa:
* "IV - É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato";
* "V - É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo...";
* "IX - É livre a atividade...de comunicação, independentemente de censura e licença";
* "XIV - É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional".
|
|
HISTÓRIA DOS JORNAIS DE BAIRRO DE SÃO PAULO
Cidade:
? - Estado: - País: Brasil Para: Fórum sobre Jornais de Bairro
Observação: Deixamos
de publicar a mensagem acima completa, por que continha injúria e difamação,
o que poderia ser objeto de processo inclusive contra este Fórum, pois,
quem divulga notícia, sabendo que contém difamação, injúria ou calúnia
também está sujeito a penas previstas na Lei de Imprensa. É pena, pois, é um assunto sério que deveria ser discutido por todos com bom senso e respeito pelas idéias de quem tem pensamento diferente do nosso. Acho que o assunto deve ser discutido com mais argumentos e menos agressão pessoal. Egydio Coelho da Silva
FÓRUM
DE JORNAIS DE BAIRRO: 10/AGOSTO/200 Para: Fórum sobre Jornais de Bairro
Gostaria
que o texto abaixo fosse publicado no forum, pois nada contém de injúria
e / ou difamação, se trata apenas da verdade. Por
isso, proponho aos colegas que a data do Dia do Jornal de Bairro seja
mudada para o dia em que circulou O Braz, o primeiro jornal de bairro de São
Paulo, 1o. de setembro de 1.895, conforme proposto pela AJORB. Infelizmente, o problema da escolha de data para comemorar o Dia do Jornal de Bairro e/ou uma data histórica, que marque o nascimento dos jornais de bairro em São Paulo e no Brasil, está sendo tratado muito emotivamente. Antônio Carlos Cimino explicou numa reunião há uns dois anos atrás que ele teve a iniciativa de propor a criação do Dia do Jornal de Bairro, que seria uma forma de de unir os colegas e divulgar mais ainda a importância da imprensa de bairro de São Paulo. Ele contou que, conversando com a Lydia Paniaga, diretora de Notícias de Itaquera, se sentiu em dúvida sobre a data que seria melhor, já que não dispunha na ocasião de pesquisa suficiente para escolher uma data correta. Disse que Lydia lhe sugeriu que - já que a iniciativa era dele e naquele dia era seu aniversário - colocasse o dia 13 de junho. Egydio Coelho da Silva
FÓRUM
DE JORNAIS DE BAIRRO: 15 AGOSTO DE 200 Cidade:
São Paulo - Estado: SP - País: EUA Para: Fórum sobre Jornais de Bairro
Meu Caro Editor e Amigo Jornalista, cordiais saudações. Sugiro que na última edição deste mês, V. publique uma mensagem alusiva ao verdadeiro Dia do Jornal de Bairro, qual seja, dia 1º|09, quando em 1895 circulou o primeiro jornal de bairro, intitulado "O Braz", editado pelo então coronel Albino Bairão. Maiores
informações sobre o fato poderão ser fornecidas pelo nosso colega,
jornalista Milton George Thame, editor do Jornal do Brás (jorbras@terra.com.br
ou pelos Tels. 6618-1378, 6692-6694 | 3469 | 0081) Eduardo, Desde que tomei conhecimento de sua pesquisa, em que comprovava que, no dia 1º de setembro, quando em 1895 circulou o jornal de bairro, intitulado "O Braz", editado pelo então coronel Albino Bairão, entendi que esta é a principal data histórica dos jornais de bairro de São Paulo, provavelmente do Brasil. E que seria melhor data para o Dia do Jornal de Bairro. Depois disso, porém, três fatos importantes aconteceram, o que me faz entender que devamos discutir mais o assunto: 1) No debate neste Fórum, houve manifestações contrárias a se criar o Dia do Jornal de Bairro, chegando um colega a dizer que isso andava desvalorizado, pois, existe até o Dia da Geladeira. Talvez a culpa seja do Legislativo Municipal, que, irresponsavelmente, aprova qualquer coisa, desde um eleitor seu eleitor peça, sem analisar o mérito da questão. 2) Essa discussão radicalizada como está pode levar a mais desunião da classe, cujos maiores problemas, no meu entender, advêm dessa falta de entendimento, de amizade e de união dos diretores de jornais de bairro de São Paulo entre si. Assim, qualquer um dos lados, que saia vitorioso, parece-me, que todos perderemos; 3) Agora surgiu mais uma pesquisa, que informaria que, antes de O Braz circular em 1o. de setembro de 1.895, teria havido um jornal de bairro que circulou em 1.823, portanto, 72 anos antes de O Braz. Essa informação consta na publicação recente, denominada Diretriz, publicação semanal dos alunos do 2o. semestre de jornalismo da FCA - Mackenzie, no. 18, ano 2, o qual tem a orientação do Prof. Vanderlei Dias, como alunos responsáveis: Ana Paula Almeida e Fernanda Barbosa, com a colaboração de João Batsista Jr. e Joyce Kassim e foi impresso na Gráfica Makenzie, cujo texto é o seguinte:
"O
primeiro jornal de bairro em São Paulo foi o bissemanário "O
Paulista", criado em 1823, durou apenas dois meses. Com a função de
integrar diversos bairros, como Freguesia da Sé, Santa Efigênia, Brás,
Guarulhos, Nossa Senhorado Ó, Cotia, Nossa Senhora da Penha, São
Bernardo, Juqueri, M'Boy (atual Embu) e Santo Amaro.
Inicialmente,
os jornais retratavam as sociedades de amigos do bairro, as lutas pela
independência política e eram extremamente engajados em ideologias,
exteriorizando sua preferência por candidatos ou programas de governos. Portanto, colegas, em face deste fato novo, entendo que devamos pesquisar um pouco mais e, talvez, seja melhor esquecer o Dia do Jornal de Bairro, como data mais importante e, após mais pesquisa, possamos ter como data principal comemorativa "O aniversário de circulação do primeiro jornal de bairro de São Paulo" e, com certeza, do Brasil, que se for a data de O Braz seria o 109.º aniversário e se for O Paulista seria 181.º aniversário. Vamos intensificar o debate e a pesquisa histórica, sem pressa, pois, assim todos ganharemos como intelectuais e colegas unidos. Abraços a todos. Egydio Coelho da Silva HISTÓRIA
DOS JORNAIS DE BAIRRO: 29 DE AGOSTO DE 200
Primeiro
de setembro seria o dia da imprensa de bairro
Quando
circulou, em São Paulo, o primeiro jornal de bairro? A
dúvida persiste, mas há uma certeza: no dia primeiro de setembro de
1.895, circulou a primeira edição do jornal de bairro, intitulado “O
Braz”, editado pelo então coronel Albino Bairão, portanto, há 109
anos atrás. Assim,
se supõe que o Dia da imprensa de bairro deva ser 1.º de setembro. Porém,
surge uma dúvida, pois, estudantes do Makenzie, em trabalho recente,
dizem possuir pesquisa e garantem: "O
primeiro jornal de bairro em São Paulo foi o bissemanário, "O
Paulista", criado em 1823, durou apenas dois meses. Com a função de
integrar diversos bairros, como Freguesia da Sé, Santa Efigênia, Brás,
Guarulhos, Nossa Senhora do Ó, Cotia, Nossa Senhora da Penha, São
Bernardo, Juqueri, M'Boy (atual Embu) e Santo Amaro. (Essa informação consta na publicação recente, denominada Diretriz, editada por alunos do 2.º semestre de jornalismo da FCA - Mackenzie, no. 18, ano 2, a qual tem a orientação do Prof. Vanderlei Dias, como alunos responsáveis: Ana Paula Almeida e Fernanda Barbosa, com a colaboração de João Batista Jr. e Joyce Kassim e foi impressa na Gráfica Makenzie) O
jornalista Eduardo Monteiro, editor da Gazeta de Vila Mariana de 1962 a
64, embora louve o trabalho dos estudantes, entende que “O Paulista” não
pode ser considerado jornal de bairro, no conceito de hoje do que é um
jornal comunitário. Acha
que não se pode aceitar um veículo manuscrito, que tinha apenas cinco
assinantes como sendo um jornal. “O
Braz é diferente", diz Eduardo Monteiro. Era impresso e distribuído
aos moradores do Brás e tinha até o nome do próprio bairro. Se se entender que “O Paulista”, pesquisado pelos estudantes, seja o precursor dos jornais de bairro de hoje, pode-se afirmar que a necessidade de uma imprensa de bairro já teria indícios em 1.823, portanto, há 181 anos atrás e teria se consolidado somente a partir de 1.895, com a edição de “O Braz”, portanto, 72 anos mais tarde.
FÓRUM
DE JORNAIS DE BAIRRO: 18 DE MARÇO DE 200 Cidade: São Paulo - Estado: SP - País: Brasil Para: Fórum sobre Jornais de Bairro
Prezados senhores: Prezado Paulo Sérgio, Tenho em mãos as seguintes publicações sobre jornais de bairro de São Paulo: 1) JORNAIS DE BAIRRO, a outra grande imprensa. Novembro de 1.999, editado pelo Centro de Comunicação e Artes do SENAC-SP; 2) JORNAIS DE BAIRROS E DOS MUNICÍPIOS DA GRANDE SÃO PAULO. São Paulo, fevereiro de 1.986, editado pela EMPLASA. Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos. 3) OS JORNAIS DE BAIRRO NA CIDADE GRANDE SÃO PAULO. 1.985, editado pela Secretaria Municipal de Cultura. Abçs. Egydio Coelho da Silva
“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último” . Thomas Jefferson, (1743 - 1826), estadista e ex-presidente dos EUA.
Clique aqui para ver mais pensamentos e máximas sobre liberdade de imprensa História da imprensa (jornais de bairro) de setembro a dezembro/2003 |
||