Família Coelho da Silva

 

Fórum dos "Coelhos" - troca de mensagens entre pessoas que têm sobrenome Coelho. Informe-se sobre a origem e saga dos Coelhos em: Clique aqui

Coordenador do Fórum desta família: Egydio Coelho da Silva

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 22 DE OUTUBRO DE 2009

De: Mônica Coelho.

Cidade: Salvador. Estado: BA. País: Brasil.
Para: Fórum de família Coelho.


Bom dia Egydio,
Estou com dificuldades para encontrar a familia do meu avô JOAQUIM COELHO, nascido em 12/03/1906 em Distrito de Douro (Esta escrito dessa forma: Distrito Douro, Estação Hermida), filho de Jose Coelho e Virginia de Jesus. O mesmo faleceu aos 86 anos (1984).
Obrigado

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 22 DE DEZEMBRO DE 2009

De: Paulo Coelho.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil.
Para: Fórum de família Coelho.


Estimados Coelhos,
Como maneira de agradecer o apoio recebido nesse Fórum em 2009, e mantendo a tradição dos anos anteriores, estou enviando o conto de Natal que escrevi para as colunas que tenho em diversos jornais do mundo.
Que Deus nos ilumine em 2010.
Paulo Coelho


Uma história para o dia de Natal

Conta uma antiga e conhecida lenda, que há cinco mil anos três cedros nasceram nas lindas florestas do Líbano. Como todos nós sabemos, os cedros levam muito tempo para crescer, e estas árvores passaram séculos inteiros pensando sobre a vida, a morte, a natureza, os homens.

Presenciaram a chegada de uma expedição de Israel, enviada por Salomão, e mais tarde viram a terra coberta de sangue durante as batalhas com os assírios. Conheceram Jezabel e o profeta Elias, inimigos mortais.
Assistiram a invenção do alfabeto, e deslumbraram-se com as caravanas que passavam, cheias de tecidos coloridos.

Um belo dia resolveram conversar sobre o futuro.
- Depois de tudo o que tenho visto - disse a primeira árvore - quero ser transformada no trono do rei mais poderoso da terra.
- Eu gostaria de ser parte de algo que transformasse para sempre o Mal em Bem - comentou a segunda.
- Por meu lado, queria que toda vez que olhassem para mim pensassem em Deus - foi a resposta da terceira.
Mais algum tempo se passou, e lenhadores apareceram. Os cedros foram derrubados, e um navio os carregou para longe.
Cada uma daquelas árvores tinha um desejo, mas a realidade nunca pergunta o que fazer com os sonhos; a primeira serviu para construir um abrigo de animais, e as sobras foram usadas para apoiar o feno. A segunda árvore virou uma mesa muito simples, que logo foi vendida para um comerciante de móveis. Como a madeira da terceira árvore não encontrou compradores, foi cortada e colocada no armazém de uma cidade grande. Infelizes, elas se lamentavam: “ Nossa madeira era boa, e ninguém encontrou algo de belo para usá-la”.

Algum tempo se passou e, numa noite cheia de estrelas, um casal que não conseguia encontrar refúgio resolveu passar a noite no estábulo que tinha sido construído coma madeira da primeira árvore. A mulher gritava, com dores do parto, e terminou dando a luz ali mesmo, colocando seu filho entre o feno e a madeira que o apoiava.

Naquele momento, a primeira árvore entendeu que seu sonho tinha sido cumprido: ali estava o maior de todos os reis da Terra.

Anos depois, numa casa modesta, vários homens sentaram-se em torno da mesa que tinha sido feita com a madeira da segunda árvore. Um deles, antes que todos começassem a comer, disse algumas palavras sobre o pão e o vinho que tinham diante de si.E a segunda árvore entendeu que, naquele momento, ela sustentava não apenas um cálice e um pedaço de pão, mas a aliança entre o homem e a Divindade.

No dia seguinte, retiraram dois pedaços do terceiro cedro, e o colocaram em forma de cruz.

Deixaram-no jogado em um canto, e horas depois trouxeram um homem barbaramente ferido, que cravaram em seu lenho. Horrorizado, o cedro lamentou a herança bárbara que a vida lhe deixara.

Antes que três dias decorressem, porém, a terceira árvore entendeu seu destino: o homem que ali estivera pregado era agora a Luz que tudo iluminava.
A cruz feita com sua madeira tinha deixado de ser um símbolo de tortura, para transformar-se em sinal de vitória. Como sempre acontece com os sonhos, os três cedros do Líbano tinham cumprido o destino que desejavam - mas não da maneira que imaginavam.

Paulo Coelho

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 25 DE DEZEMBRO DE 2009

De: Manoel Pereira da Silva.

Cidade: Saquarema. Estado: RJ. País: Brasil.
Para: Fórum de família Coelho.


caro Egydio,
 Gostaria de manter contato por e-mail pois tenho um desejo profundo de conhecer a origem dos meus sobrenomes Pereira e Silva, pois dizem ser de origem judaica como posso verificar isso?
Atenciosamente,
Prezado Manoel,

Neste Fórum já foi esclarecido, que esses sobrenomes não são de origem judaica. Está amplamente explicado que os judeus e muçulmanos portugueses, para se esconder da perseguição dos cristãos, adotaram os sobrenomes mais abundantes em Portugal. Mesmo porque, se assim não fosse, seriam facilmente identificados e perseguidos.
Porém, proporcionalmente foram poucos em relação à quantidade de portugueses que já tinham esses sobrenomes. Veja em
* Pessoas com nome de animais ou plantas seriam judeus novos?  
Abs. 
Egydio Coelho da Silva (São Paulo-SP, Brasil)

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 26 DE DEZEMBRO DE 2009

De: Luiz Paulo Siqueira Rangel.

Cidade: Vila Velha. Estado: ES. País: Brasil.
Para: Fórum de família Coelho.


Cara sra. Ana,
Meu nome é Luiz Paulo e li sua nota no site da Familia Coelho Silva do Egydio. Grande coincidência meu bisavô veio de Recife (eu moro em Vila Velha – ES) e ele era casado com Maria Catharina de Serpa Brandrão que era filha de Gelim de Serpa Brandão e Joaquina Rita de Albuquerque.
O nome do meu bis-avô era Antônio Ferreira Coelho que foi um grande jurista Brasileiro, formado pela Faculdade de Direito de Olinda / Recife. Talvez tenhamos o Coelho em comum, pois tambem ouvi a história que contou sobre os Judeus e o sobrenome Cohen. Meu e-mail : lpsrangel44@uol.com.br

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 02 DE JANEIRO DE 2010

De: Sebastião Edgar Nogueira.

Cidade: São Lourenço. Estado: MG. País: Brasil.
Para: Fórum de família Coelho.


Pode me informar, por e-mail, a respeito de DNA para comprovação de identidade judaica? Se este procedimento dá resultado, eu gostaria de adotá-lo.
Caro Sebastião,
Não tenho essa informação. Quem sabe algum participante deste fórum tenha e informe.

Abs.  Egydio Coelho da Silva (São Paulo-SP, Brasil)

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 05 DE JANEIRO DE 2010

De: Júlio Óscar de Carvalho Pereyra  

Cidade: Avanca. Estado: . País: Portugal.
Para: Fórum de família Coelho.


Caro Egydio
Nesta Quadra Natalícia desejo que tenha tido um Santo Natal, na companhia de todos os que lhe são queridos.
Acredito que todos os que partiram este 2009 nos estiveram a acompanhar nestes dias festivos.
Estes votos são naturalmente extensivos a todos os participantes neste fantástico Forum dos Coelhos.
Não tenho tido oportunidade de intervir tão frequentemente como gostaria, mas tenho estado atento a todas as intervenções e em breve tenterei dar uma ajuda na pesquisa de alguns dos participantes.
Um abraço fraterno do Júlio Pereyra.
Caro Júlio,
Agradeço e retribuo, em meu nome e de todos os participantes, suas felicitações pelas festividades na passagem do ano.
Estava preocupado com a sua ausência neste Fórum, mas verifiquei que seu email estava digitado erroneamente em minha lista. Agora, já consertei e acredito que você receberá corretamente as mensagens do Fórum dos Coelho´s.

Abs.  Egydio Coelho da Silva (São Paulo-SP, Brasil)

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 12 DE JANEIRO DE 2010

De: Bruno Estefane Ramos de Moraes.

Cidade: Goiânia. Estado: GO. País: Brasil.
Para: Fórum de família Coelho.


Prezado Sr. Egydio, gostaria de saber informações sobre Felisbino Coelho de Moraes (avô de meu bisavô). A única informação que tenho é que ele foi pioneiro em Rio Verde-GO no século 19.

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 22 DE JANEIRO DE 2010

De: Rogério Brochado Abreu.

Cidade: Brasília. Estado: DF. País: Brasil.
Para: Fórum de família Coelho.


Tem Coelho e Coelhos nem todos sao parentes nem todos sao judeus.Eu tenho um antepassado Coelho avô daquele que matou a Ines de Castro e teve o coraçao arrancado vivo do peito.

Mas os judeus que vieram da Espanha para Portugal no tempo del Rey Don Fernando,vieram justamente para manter a sua fé judaica, do contrario permaneceriam nas Espanhas e se converteriam ao cristianismo como aliás milhares o fizeram.
Em Portugal foram enganados e batizados a força, sao os forçados os Anuzin.Mas já existia judeus em Portugal muito antes do ano 1000, no tempo dos Mouros eram livres tanto nas Espanhas quanto em Portugal.
Eram respeitados pelos mouros e depois perseguidos pelos visigodos,mas sempre invejados pela sua cultura e medicina aliadas aos seus hábitos de higiene e abluções que os mantinha imunes a inúmeras doenças, acusados de bruxaria por isto, sobreviviam as pragas e pestes bubonicas. Dizer que Coelho é nome antigo, antes da expulsaõ, não diz nada pois antes do século XV existiam milhares de judeus em toda a Peninsula Ibérica que era por eles judeus chamada de Sepharad ( Ocidente).
Se tem Coelho Coehem eu nao admiro nada,como eu sei que tem Coelho que era cavador de muralhas.
Meu pai era católico fervoroso descendnete dos Pereira de Abreu de Leiria e se dizia ter sangue judeu (Espinosa).
Porque não acreditar nesta história da família.
Por outro lado tenho uma ascendenete Sombrereiro( fazedor de chapéus) que vieram para Portugal na expulsão como Gonçalvez depois Soeiro ( do Sombrereiro) e depois Soares ( do Soeiro).
O filho de Antonia Soares , Antonio Brochado Soares, meu ancestral direto, veio a ser Familiar da Inquisição por mais de 10 anos, até ser denunciado pelo Cura da aldeia de Moure e foi destituido do cargo, tenho a cópia do processo e posso dizer que sou judeu DOC de origem comprovada,ao menos por um ínfimo percentual do sangue.
Por outro lado sou também aparentado embora infimamente com a Rainha Isabel que expulsou os judeus de Castela , justamente por um Coelho ,Branca Coelho Alvim, que lá pelos anos de 1300 vivia em Portugal.
Tem um grande numero de processos da inquisição em Minas Gerais que apontam os Rodrigues como judeus em diversas vezes eu tenho um ate passado direto de nome Antonio Rodrigues dos Santos, listado como judeu no século XVIII.
Ou seja se o brasileiro procurar vai esbarrar fatalmente com um judeu,um índio,um negro e um português é claro.
Viva o Brasil este cadinho de raças onde tudo é possível e ninguém pode conscientemente ser racista.

Caro Rogério,
1) Pero Esteves Coelho
(*1320) não pode ser declarado assassino de Inês de Castro, pois não foi julgado. Não tinha como se defender, portanto, o mais correto é dizer que foi acusado de ter aconselhado o Rei a matar Inês de Castro.

2) O fato de que Coelho é nome de família antigo, anterior a 1.160, é prova evidente de que o nome não foi inventado por judeus novos, por volta de 1.400, para se esconder da inquisição. A hipótese de que judeus portugueses, que viveram em Portugal antes de 1.400, terem se casado com algum Coelho e terem filhos judeus é remota, mesmo porque Coelho na época eram nobres e descendentes de nobre e dificilmente se lhe permitia casamento que não fosse com famílias nobres. Por outro lado, os judeus eram ainda mais rigorosos com isso: não permitiam que filhos se cassassem com pessoas de outra de religião.
Mas neste Fórum, ninguém é dono da verdade, mesmo porque ele foi criado exatamente para obter informações. Se você tem algum documento ou mesmo argumento que conteste esta versão, favor enviar mais informações.
Abs. e grato pela participação.
 Egydio Coelho da Silva (São Paulo-SP, Brasil)

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 22 DE FEVEREIRO DE 2010

De: Carlos Domingos Mota Coelho.

Cidade: Brasília. Estado: DF. País: Brasil.
Para: Fórum de família Coelho.


Sou neto de Durval Ferreira Coelho, nascido em Minas Novas - MG, em 13 de maio de 1883, filho de Juvenato Ferreira Coelho. Gostaria de obter informações sobre a família, a qual, inclusive, tem um membro mencionado na obra "Memórias do Distrito Diamantino", senão me engano o feitor João Ferreira Coelho, por volta de 1757. Grato.

 

FÓRUM COELHO'S FAMILY EM 23 DE FEVEREIRO DE 2010

De: Nayra Coelho Cerqueira.

Cidade: Belo Horizonte. Estado: DF. País: Brasil.
Para: Fórum de família Coelho.


boa tarde eu observei algumas conversa e sitaram o nome de Dalva da Silva Coelho que por sinal é minha Tia que faleceu no dia 21/02/10 ela morava em altamira -PA ...nos estamos procurando por uma tia que se chama Leli e a ultima vez que foi vista ela morava em SP.

 

Veja as mensagens anteriores
 

Volta a página inicial ( http://www.ajorb.com.br/ecs-nossafamilia.htm

 

FIM DOS TEXTOS DESTE FÓRUM DE FAMÍLIA

 

Fale com Egydio Coelho da Silva (via internet de qualquer comutador)

ou

 Participe e/ou fale com o coordenador deste Fórum de família (por email)

(Na próxima mensagem, não esquecer de escreve o nome completo e a cidade de onde envia seu texto via email)

*Quando não consta a cidade, de onde o email foi enviado, é porque o participante se esqueceu de indicar.

Para receber as mensagens por email, logo após elas chegarem ao Fórum Coelho's family, preencha com seus dados e informe seu desejo no quadrilátero no final do formulário

 

Pensamento

Somente em nossa pátria (Brasil) pode cada seu natural e cidadão...afirmar seguramente que os portugueses foram também seus remotos avoengos". Latino Coelho.

 

 Volta a página inicial ( http://www.ajorb.com.br/ecs-nossafamilia.htm

Para se cadastrar e receber as mensagens gratuitamente ou participar deste fórum, envie email para:  Egydio Coelho da Silva  

email:  

vtmv@monteverdemg.com.br 

 

 

Se você não mais quiser receber este tipo de mensagem ou a estiver recebendo em duplicata, favor CLICAR AQUI e enviar email para Egydio Coelho da Silva  email  vtmv@monteverdemg.com.br que tirarei seu email da minha lista de endereço eletrônico.

 Observações para o bom funcionamento

deste fórum

01) O objetivo primordial desde fórum é trocar informações, idéias e opiniões sobre assunto que diz respeito as nossas famílias;

  03) Ampliar a amizade entre os participantes. 

04) Localizar familiares espalhados  pelo mundo.

 

Egydio Coelho da Silva