Família Coelho da Silva

Parentes, ascendentes, com sobrenomes: Figueiredo e Gonçalves

Coordenador do Fórum desta família: Egydio Coelho da Silva

Atualizado em 28/03/2005

 

FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 12 de janeiro de 2005 

De: Márcia Beatriz Coelho da Silva Torre do Vale (Email: pedro@torredovale.com )

Cidade: São Paulo - Estado - SP - País: Brasil
Para: Fórum familiar


Olá!
Fiquei curiosa ao ver o seu site . 

Meu pai tinha um nome estranho, Erymantho Coelho da Silva, filho de António Coelho da Silva, de Barbacena,MG. ´Não o conheci, mas minha avó, falecida há uns 12 anos, Florinda da Costa Silva, falava coisas da ilhas da madeira e achei muito curioso o pormenor das orelhinhas de abano de meu pai, e do meu avô... Abraços,

Márcia,

...Não acredito que sejamos parentes próximos. Talvez muito distante.  

Outro dia, conversando com um português, eu lhe disse que provavelmente minha família, Coelho, era descendente de judeus, cristãos novos, em razão do sobrenome. 

Esse português me contestou e disse que os cristãos novos adotaram nome relacionado com árvores e não animais. Na sua opinião, os "coelhos" descendem de uma só raiz. 

Assim sendo, muito distante, provavelmente, sejamos parentes. Seu nome e email ficarão permanentemente nesta página, talvez algum parente seu os encontre e entre em contacto com você.

Obrigado pelos elogios à minha página na internet. Minha intenção é fazê-la prática e até didática, não sei se estou conseguindo. 

Abraços. Egydio Coelho da Silva.

 

FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 17 de janeiro de 2005

De: Márcia Beatriz Coelho da Silva Torre do Vale (Email: pedro@torredovale.com ) Veja a foto em http://geocities.yahoo.com.br/ptorredovale/images/mbcstv.jpg 

Cidade: São Paulo - Estado - SP - País: Brasil
Para: Fórum familiar

 

Caro Sr. Egydio
Obrigada por sua resposta.
Logo possa, vou tentar falar com minhas primas para tentar saber mais sobre vovô.
As semelhanças são de facto curiosas.
Foto de papai, aqui comigo, na net, tenho apenas uma que meu marido colocou, no site da família - que é: www.torredovale.com.br
Meu marido é o Pedro Luis Ick Torre do Vale, eu sou a Marcia Beatriz Coelho da Silva Torre do Vale, e, de lá, há a indicação de papai, Erymantho Coelho da Silva.
Não sei se será uma informação válida, mas, embora não entendendo muito de computadores, vejo muito os portugueses (meu marido é português) consultarem o "Genea-Portugal",  se é assim que se pode encontrá-lo... para procurarem elos ou ramos de família antepassados.
Se eu conseguir alguma coisa relevante, escreverei.
Um grande abraço, Marcia

Márcia,

Visitei o site www.torredovale.com e fiquei com vergonha da minha página, que é feita sem nenhum profissionalismo. 

Pela sua idade, 50 anos, é possível que sejamos parentes próximos. 

No seu site, não encontrei o nome de seu bisavô, pai de seu avô, que seria Coelho da Silva e poderia ser um dos três irmãos de meu avô, João Coelho da Silva e seus irmão se chamavam: Aires Coelho da Silva, Augusto Coelho da Silva e Manuel Coelho da Silva. 

Os quatro irmãos, vindos da Ilha da Madeira, chegaram ao Brasil por volta de 1.895. Eu não tenho contacto com nenhum de seus descendentes, há muito tempo. 

Segui sua dica e procurei no Google e achei o site http://genealogia.sapo.pt/home/ e num link ( http://genealogia.sapo.pt/familias/fam_show.php?id=280 ) uma história dos "coelhos". Nela consta em seu início:

 

"Coelho


História
Rodeia as origens desta família toda uma série de lendas que a credulidade de inúmeros genealogistas e a passagem dos séculos tornaram difíceis de desfazer. 
A verdade, porém, é que elas nasceram da fértil imaginação de João Soares Coelho, trovador e vassalo de D. Afonso III, tendo por base o desejo de aquele algo modesto fidalgo se engrandecer, a si e à sua ascendência, através da adaptação a um antepassado de uma fábula que, originariamente, lhe era estranha. 
João Coelho era, com efeito, descendente por via bastardia de um dos filhos bastardos de D. Egas Moniz «de Riba-Douro»"...

Pelo texto acima a família "Coelho" não seria originariamente de cristão-novo (judeu, que, para não ser queimado vivo, mudava de nome), mas de família existente anterior ao fato histórico da Inquisição em Portugal e teria descendência das famílias: Soares e Moniz. 

Pois, o nome mais antigo constante desse texto acima, retirado da internet, é de João Soares Coelho, trovador e vassalo de D. Afonso III. 

Ora D. Afonso III, segundo a Enciclopédia Mérito, viveu 1.210 a 1.247. Segundo a mesma enciclopédia, a Inquisição Espanhola se iniciou em 1.480 pelos reis católicos Fernando e Isabel, sendo que os condenados eram queimados vivos na presença do rei, das autoridades e da população. Perseguido na Espanha os judeus procuraram refúgio em Portugal, onde não havia inquisição assim violenta.

Portanto, fica claro que 240 anos antes de iniciar a repressão violenta aos judeus, em 1.480, existiu João Soares Coelho, que teria origem na família Moniz.

Se assim for, toda a "coelhada" de todas as tocas, são parentes entre si pelo menos na origem.

Márcia, obrigado pela sua colaboração e abraços a todos. Egydio Coelho da Silva

Em tempo: pesquisando hoje (04 de junho de 2.005) no mesmo site, em página mais atualizada, encontrei o primeiro Coelho de verdade. Foi Soeiro Viegas Coelho(1.160), portanto, anterior quarenta anos a João Soares Coelho que na verdade é seu filho. Clique aqui e veja uma tabela em elaboração com os nomes em seqüência cronológica até a chegada dos Coelhos da Silva.

 

FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 25 de fevereiro de 2005 

De: Márcia Beatriz Coelho da Silva Torre do Vale

Cidade: São Paulo - Estado - SP - País: Brasil
Para: Fórum familiar

 

Olá Sr. Egydio!
...Não entendi bem, o que é facto, é que meu avô, Antonio Coelho da Silva ( como o pai), tinha + 3 irmãos. 
...São tantas coincidências de nomes, maneiras de ser, parecenças físicas, que me fazem ter a certeza de que parentes, somos. Com certeza.
Mais ou menos distantes. Não importa. Isto me faz muito feliz. Um grande abraço. 

Cara Marcia,

Acho que a maior possibilidade de sermos parentes, até próximos, é o fato de que seus ascendentes paternos terem sempre o sobrenome completo de "Coelho da Silva". 

Sabe-se que antigamente havia o costume de manter somente o sobrenome do pai em todos os filhos.  

O costume de misturar sobrenome de pai com o da mãe é relativamente recente. Meus avós colocaram o sobrenome "Coelho da Silva" em todos seus filhos, em meu pai e em meus tios; o mesmo aconteceu com meus pais, pois, eu e meus irmãos e irmãs, todos receberam exclusivamente o sobrenome " Coelho da Silva". 

...a pesquisa sobre as nossas origens sempre nos intriga e nos empolga. E ninguém quer perder sua identidade, cuja principal marca é o nome de família. 

Meu avô, João Coelho da Silva, mais seus três irmãos:  Manoel Coelho da Silva, Aires Coelho da Silva e Augusto Coelho da Silva, provavelmente chegaram ao Brasil, por volta de 1890. Ao que consta não ficou nenhum irmão ou irmã na Ilha da Madeira, de onde são oriundos. Nesta foto (clique aqui e a veja na internet), tirada provavelmente em 1.942, aparecem somente os descendentes de João Coelho da Silva. Assim mesmo faltaram meus tios e seus descendentes: José Coelho da Silva, Antônio Coelho da Silva e Marta Gouveia Coelho da Silva. 

A reunião da família se deu porque minha avó estava muito doente e os médicos já tinham avisado que ela não teria muitos anos de vida.

Meu bisavô, parece-me que se chamava também João Coelho da Silva. Talvez meu bisavô tivesse irmãos, que teriam emigrado para o Brasil, antes de meu avô e de meus tios avós. E aqueles muito bem poderiam ser seus ascendentes.

É minha intenção ainda este ano ir à Ilha da Madeira, onde pretendo fazer pesquisa. Abraços e continue participando deste Fórum.

Egydio Coelho da Silva.

 

FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 25 de fevereiro de 2005 

De: Jaime Coelho Ribeiro

Cidade: Rio de Janeiro - Estado - RJ - País: Brasil
Para: Fórum familiar.
Email: jaime-coelho@ig.com.br 

Assunto: Mais um que é da família
Olá!
Eu sou Jaime Coelho Ribeiro do Rio de Janeiro.
Sou um integrante da família que gostaria de asber de onde surgiram os "Coelho" pois não tenho nenhum conhecimento de onde viemos.
Gostaria de manter comunicação e ter o privilégio de conhecer minhas origens. Um forte abraço de mais um " Coelho".

Caro Jaime,

Em princípio todos os "Coelhos" teriam a mesma origem, conforme consta no site que a Márcia me enviou ( http://genealogia.sapo.pt/home/ e num link ( http://genealogia.sapo.pt/familias/fam_show.php?id=280  ).

Como você é carioca (ou fluminense), talvez tenha alguma descendência da própria Márcia, que tem ascendentes, que viveram no Rio de Janeiro, conforme texto acima. Todavia, para que a gente se localize em grau de parentesco é fundamental, que você nos informe o nome de seu pai, de seu avô e de seu bisavô. Abraços e grato pela participação. Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 19 de março de 2005 

De: Márcia Beatriz Coelho da Silva Torre do Vale

Cidade: São Paulo - Estado - SP - País: Brasil
Para: Fórum familiar

 

Olá Sr. Egydio,
...Lembrei-me, pois o Sr. Egydio comentou que vai a Ilha da Madeira, que quando estava a viver em Portugal, comentava-se que todos os arquivos de registos e nascimentos estavam na tal "Torre do Tombo". Em Lisboa.
Os arquivos posteriormente foram mudados para um lugar que aqui chamaríamos "bairro" e lá é "freguesia" do Campo Grande, em Lisboa.
Mas penso que ainda referem-se a estes arquivos de registos de antepassados, como "torre do tombo".
Seria interessante procurar na net, pois talvez possa ir mais documentado na sua visita á Ilha da Madeira.
Também um dos sites de busca muito usados lá, como o "cadê" daqui, é o www.sapo.pt .
Quanto a Madeira, estive lá por uma semana, há anos, e é pequenina, arrumadinha, limpa, organizada e bonita.
Prepare-se para a pronúncia, que nem nós lá em Lisboa, por vezes, entendemos o que eles falam....
Para nós que já somos e vivemos em países geograficamente grandes, viver numa ilha.... 
Mas a viagem é muito bonita, e vou querer saber notícias e estarei aqui para qualquer dúvida sua ou naquilo que puder ajudar.
Diz uma música portuguesa, que a "Madeira é um jardim, e que no mundo não há igual..."Um grande abraço,

Cara Márcia,

De fato você, com certeza, tem razão quanto à pronúncia. Lembro-me que até em Lisboa, onde estive durante alguns dias, tive dificuldade em entender o que diziam, quando falavam rapidamente. Na Ilha a coisa deve ser pior, como você informa. Também a pesquisa na internet antes de viajar, talvez seja até mais informativa do que pessoalmente. Grato pelas "dicas" e participe sempre. Abraços. Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 11 de maio de 2005

De: Itelpara Carmo Coelho da Silva (Bia)

Cidade: São Paulo - Estado - SP - País: Brasil
Para: Fórum familiar

Subject: Ótimo site
Egydio.
Teu site é interessante, sempre tive a idéia de que os coelhos surgiram de ascendência de judeus....agora confundiu tudo...mas esclareceu e faz sentido.
Eu sou Itelpara Carmo Coelho Silva.
Nasci no Maranhão, sul do Maranhão, herdei coelho do meu pai que é Roberto Carneiro Coelho e pai de papai era Petronilio de Souza Coelho, bem na verdade tenho que pesquisar ao certo, mas naquela região (Riachão, Balsas, Fortaleza dos Nogueiras) os coelhos são fundadores de cidade e pessoas influentes, raízes antigas...um dia qdo formada (faço enfermagem) em 2008 estarei lá e te direi como surgiu essa coelhada por lá. Um abraço - Itelpara Carmo Coelho Silva - SP-Capital.

Prezada Bia,

Como já disse, estou convencido de que todos os coelhos têm entre si algum parentesco, oriundo de algum avoengo ancestral. Agradeço qualquer informação que você puder acrescentar a esta página na internet sobre os "coelhos" . Os coelhos não são descendentes de judeus novos. Eu, porém, provavelmente sou por parte de minha mãe, que era Figueiredo. E, ao que consta, os judeus novos adotaram nomes de fruta, árvores, vegetais. Abçs. Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 28 de julho de 2005

De: Márcia Beatriz Coelho da Silva Torrre do Vale 

Cidade: Fortaleza - Estado - Ceará - País: Brasil
Para: Fórum familiar

 

Caro Sr. Egydio.
O seu site está cada vez mais procurado!
De facto, a "coelhada" é mais que muita, portanto, ao procurarmos na net a nossa origem, deparamos com uma pessoa maravilhosa como o senhor e queremos todos ser seus sobrinhos, netos, parentes bem próximos...

Prezada Márcia.

Que bom que você voltou a enviar mensagem para este Fórum familiar. Já estava sentindo sua falta. Entendo que ter encontrado uma Coelho da Silva como você via internet,  já teria valido a pena a idéia de criar uma página da família on line.

Estou convencido de que somos todos os "Coelhos"  tiveram como primeiro avoengo, Soeiro Viegas Coelho (1.160).  
Os primeiros Coelhos da Silva seriam filhos de Aires Coelho, 5º senhor de Felgueiras, que acrescentou o "da Silva" ao nome de alguns de seus filhos, por volta de 1500/10, chamados: Gonçalo Coelho da Silva, 6º senhor de Felgueiras, e Martim Coelho da Silva. 

Cabe observar aqui que os Coelhos da Silva teriam surgido na época do descobrimento do Brasil e também devo citar que tenho um tio-avô, que tem muitos descendentes aqui em São Paulo, que se chamava Aires Coelho da Silva. Parece-me que Aires não é um nome comum, como Antônio, João, Manoel, etc. 

Como era uma tendência das famílias antigas de colocar nome nos filhos dos respectivos avós ou bisavós, vejo nisso uma forte possibilidade de parentesco com os primeiros Coelho da Silva. 

Como se observa, membros da a Família Coelho da Silva foi se sucedendo com o título de " senhor de Felgueiras". 
Não sei o que esse título significa, mas parece de gente com status social mais alto que a média; talvez, por isto, se encontre muitos dados sobre os Coelhos da Silva  no site de Portugal, que você me passou
( http://genealogia.sapo.pt/home/ e num link ( http://genealogia.sapo.pt/familias/fam_show.php?id=280  ). Abçs. Egydio Coelho da Silva.

 

Clique aqui e veja uma tabela em elaboração com os nomes em seqüência cronológica até a chegada dos Coelhos da Silva.

Volta ao portal de fotos e respectivos textos

Volta à pagina inicial da família Coelho da Silva

 Fale com Egydio Coelho da Silva (email)

Fale com Egydio Coelho da Silva (via internet)