FÓRUM DE MORADORES E SOBRE A HISTÓRIA DO BIXIGA
Clique aqui e participe deste Fórum

Clique aqui e veja as mensagens anteriores do Fórum dos moradores do bairro
Coordenador: Egydio Coelho da Silva

 

Empresa que

apóia e torna possível a manutenção desta página na internet

 

Green Mountains Hotel

Monte Verde-MG

 

clique aqui ou no logotipo abaixo de saiba tudo sobre o hotel:

 


 

RESERVAS

(35) 3433-5518

FÓRUM DE MORADORES E S/ HISTÓRIA DO BIXIGA EM 24/03/2017
De: Gabriel Lima.
CIDADE: São Paulo. ESTADO: SP. PAÍS: Brasil.
PARA: Fórum de moradores e s/História do Bixiga

Boa Noite,
primeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho incrível com este levantamento histórico sobre o bairro.
Me chamo Gabriel, sou estudante de Arquitetura e estou desenvolvendo meu trabalho de conclusão de curso, cujo tema é referente o patrimônio. Minha pesquisa visa algumas edificações localizados na rua santo amaro, e também, na travessa Noschese. Infelizmente não consegui levantar muito material, mesmo no arquivo histórico municipal, pois não tenho informações muito concretas para localizar essas plantas por lá. Gostaria de saber se você tem alguma informações, como ano de construções, arquiteto ou alguma outra historia interessante!
Na rua santo amaro, são os edifícios de esquina com a Tv. Noschese (onde atualmente funciona uma lanchonete) e o 47 (atualmente pertencente ao sindicato dos engenheiros). Já na Tv. Noschese são os únicos conjuntos de casinhas existentes, possivelmente uma vila antigamente! Enfim, qualquer informações é bem vinda. Obrigado!
Prezado Gabriel,
Você está certo. A hoje Travessa Noschese era conhecida como "Vila Noschese".
Lembro-me de visitá-la em companhia de Ítalo Bagnoli, historiador, que escrevia sobre história do Bixiga no Jornal da Bela Vista. Andávamos pela vila e ele ia contando histórias de várias casas, que já estavam mal conservadas e lamentava a perda de memória do bairro.
Havia no Bixiga muitas pequenas vilas, que tinham uma forte vivência comunitária. Uma. hoje é estacionamento na Rua Rui Barbosa, era a Vila São José, que no dia do santo havia festividades, com muita participação popular. Promoviam o casamento de José e Maria no bairro, uma referência a esta Vila e a Nª. Srª. de Aquiropita.
Não sei se você vai encontrar alguma planta registrada na Prefeitura dessas casas. Eram, na maioria, construções clandestinas.
Eram construídas por pedreiros italianos, mestres em elaborar projetos de casas para seus patrícios.
Consta que a prática era tanta que eles faziam projetos de "ponta de guarda-chuva", isto é, desenhavam no chão o projeto das casas.
Abs. Egydio Coelho da Silva

FÓRUM DE MORADORES E S/ HISTÓRIA DO BIXIGA EM 26/03/2017
De: Gabriel Lima.
CIDADE: São Paulo. ESTADO: SP. PAÍS: Brasil.
PARA: Fórum de moradores e s/História do Bixiga

Olá Egydio!
Muito obrigado pelo retorno! Sobre as casas da Tv.Noschese eu já imaginava a ausência das plantas mesmo, mas consegui verificar que elas estão tombadas ao menos!
No entanto, os sobrados na rua santo amaro não consigo nenhuma pista, encontrei no arquivo histórico, plantas de casas muito parecidas com as do nº 47, mas ela especificamente, ainda não.
Sobre o sobrado de esquina da Sto Amaro com a tv.noschese (nº15), encontrei apenas uma fotografia de 1926 mas também, sem sinal de informações muito concretas e nem registro de tombamento delas pelo CIT.
Caso você saiba de mais alguma coisa e possa me informar, indicações de leituras ou material, fico a disposição para receber, e caso tenha interesse, posso te passar todo o material que eu coletar posteriormente também!
Obrigado mais uma vez pelas informações!
Atenciosamente.

FÓRUM DE MORADORES E S/ HISTÓRIA DO BIXIGA EM 27/03/2017
De: Erich Giatti.
CIDADE: Campinas. ESTADO: SP. PAÍS: Brasil.
PARA: Fórum de moradores e s/História do Bixiga

Boa tarde,
Gostaria de saber em que ano foi publicado o texto ''As Mansões e Palacetes da Avenida Paulista'
( http://www.ajorb.com.br/hb-casaroes-paulista.htm ) de Egydio Coelho Da Silva, pois preciso para a referência bibliográfica de um trabalho. Obrigado
Prezado Erich,
O texto se encontra em nossa página na Internet desde 15 de agosto de 2014.
Att. Egydio Coelho da Silva

FÓRUM DE MORADORES E S/ HISTÓRIA DO BIXIGA EM 28/03/2017
De: Mariza Angela Donizete Campos.
CIDADE: São Paulo. ESTADO: SP. PAÍS: Brasil.
PARA: Fórum de moradores e s/História do Bixiga

Sugestão para melhorar a praça do bixiga.Convidar os moradores para operação limpeza,pedir a perfeitura para instalar aparelhos de ginasticas,bebedouro e um guarda diario.Assim poderia acabar com o vandalismo e virar uma praça de amigos.

 

ndar

Volta à página principal da História do Bixiga

Clique aqui e veja as mensagens anteriores do Fórum dos moradores do bairro

Emails recebidos mais recentemente

Participe deste fórum

 

PENSAMENTO LIBERAL

“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último”. Thomas Jefferson, (1743 - 1826), estadista e ex-presidente dos EUA).

 

Clique aqui para ver mais pensamentos e máximas sobre liberdade de imprensa

 

Se você se sentir prejudicado com qualquer notícia aqui divulgada ou no jornal impresso Jornal dos bairros e quiser se utilizar do direito de resposta, favor enviar email para:  vtmv@monteverdemg.com.br , que a sua opinião será divulgada com o mesmo destaque.

Egydio Coelho da Silva , coordenador deste Fórum.