Por: Haroldo Lago
 

Jornal dos Bairros - O Higienópolis

 

O HIGIENÓPOLIS - DE 30-09

Cecília Cultural apresenta
'De Efeito Humano'

 

O artista plástico paulistano Robinson Machado - que criou o Poptic, mistura inédita das estéticas da Pop e da Op artes em um único projeto artístico, vai expor uma centena de fotografias inéditas no espaço multicultural underground que fica no bairro de Santa Cecília.
"De efeito humano" apresenta também obras que destacaram o artista no circuito paulista pela inovação e uso de plataformas tecnológicas, além de uma série de ilustrações inéditas.
Serão quase 150 obras de diversas linguagens, mas com total integração estética e conceitual.
Suas ilustrações, peças digitais e toda a reconstrução da realidade por meio de colagens, misturas e plataformas diversas revelam a fotografia como sustentação básica.
'O uso de técnicas avançadas de composição pictórica, integrando linguagens, épocas e um discurso duro e atual - que viabilizou todo o ineditismo da fusão das artes pop e op, só se tornou possível com a fotografia', diz o artista.
No meio de todo o excesso visual contemporâneo, da obsolescência programada do saber, da democratização da produção fotográfica e da própria negação do se entender como fotógrafo, Robinson Machado resgata o silêncio do seu processo artístico e apresenta 100 imagens que trazem a essência do seu primeiro olhar sobre as coisas.
Ou, melhor dizendo, seu olhar antes de interferir e interpretar os próprios registros do que ele entende como realidade.
Exposição: "De Efeito Humano" - Toda sexta-feira, das 18h às 22h, até o dia 26 de outubro
Associação Cultural Cecília – Rua Vitorino Carmilo, 449 – Santa Cecília - Mais informações: www.cecilia.org.br

O HIGIENÓPOLIS" DE 15-09

Espaço Cultural CRC apresenta:

Forças Cósmicas - De Mitiko Yanagui

 

O Espaço Cultural CRC SP, do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, apresenta a exposição Forças Cósmicas, da artista Mitiko Yanagui.
As obras valorizam as formas abstratas de expressão da artista, que une estilo e técnica para aproximar com sensibilidade e bom gosto as cores mais disparatadas.
Parte de recente pesquisa feita por Mitiko, a mostra é animada por fantasiosas ascensões cromáticas por meio de uma meditada estruturação visual e espacial na qual a luz desenvolve um papel essencial, decompondo em ritmos fluídos as formas da própria emoção.
Os elementos plásticos da realidade são transformados pela artista em movimentos relacionados à construção dos diversos tons cromáticos.
Mitiko nasceu em Martinópolis, no interior de São Paulo, em 1942. Com formação autodidata, no início inspirou-se na obra do artista Anthony Pieck, frequentando a seguir um curso de Shadow Art.
Realizou inúmeras viagens pelo exterior, principalmente em países como Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, Japão, Cingapura, Malásia, México, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Estados Unidos e Canadá, países nos quais completou seus conhecimentos artísticos na especialidade.
Sua primeira exposição individual foi realizada em 2005, no Espaço Cultural da Associação Paulista de Medicina, em São Paulo.
Também expôs no Espaço Cândido Portinari, no Palácio 9 de Julho, no Espaço Cultural CRC SP e na Casa da Fazenda do Morumbi.
Recentemente, recebeu uma medalha ao mérito da Academia Latino-Americana de História e Cultura.
O Espaço Cultural CRC SP é uma iniciativa do Conselho, em parceria com o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo - IPH, com a coordenação artística de Emanuel von Lauenstein Massarani, presidente do IPH.
Segundo o presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, as exposições tem por objetivo "divulgar a arte e praticar ações sociais, uma vez que, nas aberturas dos eventos, são solicitadas doações de alimentos não perecíveis, que são encaminhados posteriormente a entidades beneficentes", declara Nóbrega.

Forças Cósmicas - De Mitiko Yanagui
Espaço Cultural CRC - Higienópolis
Rua Rosa e Silva, 60 - Higienópolis
Fone: 3824-5400 - www.crcsp.org.br

O HIGIENÓPOLIS" DE 25-06

Praça Esther Mesquita

Samaritano promove lazer e saúde

 

O Hospital Samaritano de São Paulo está realizando uma série de atividades de lazer e promoção da saúde, sempre de segunda a sábado, na Praça Esther Mesquita, que fica próxima à instituição, no bairro de Higienópolis. A iniciativa, que faz parte das ações de relacionamento do Samaritano com a comunidade, visa à redução do estresse e o incentivo à qualidade de vida, com a promoção de aulas de alongamento, sessões de Tai Chi Chuan e Quick Massage, além de apresentações musicais.
A Praça Esther Mesquita, localizada no cruzamento da Rua Rio de Janeiro com a Rua Eng. Edgar Edydio de Souza, foi “adotada” pelo Hospital Samaritano no ano passado, por meio de um termo de cooperação assinado entre a instituição e a Subprefeitura da Sé. Além do trabalho de recuperação do projeto paisagístico da praça, o Samaritano propôs a realização de atividades que beneficiassem e promovessem a qualidade de vida da comunidade do bairro.
A partir de agora, os moradores podem fazer aulas de alongamento às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 10h, e sessões de Tai Chi Chuan, às terças e quintas-feiras, no mesmo horário. Às sextas-feiras são promovidas apresentações musicais, que acontecem às 12h, e contemplam um repertório de jazz, bossa nova e música popular brasileira. No sábado, aqueles que gostam de relaxar podem agendar sessões de Quick Massage, que funcionará no local das 8h30 às 12h (horário de encerramento).
A Assessora de Comunicação Corporativa do Hospital Samaritano, Cristina Collina, reforça que o Hospital tem seu papel na sociedade que é o de conscientizar sobre a importância da prática de uma vida saudável, que pode ser obtida com uma alimentação balanceada e atividades esportivas.
Os horários de realização das atividades são experimentais e podem ser alterados nas próximas semanas, de acordo com as solicitações e sugestões dos moradores. Os interessados em obter mais informações devem fazer contato pelo telefone 3821.5563 ou pelo e-mail comunicacao@samaritano.org.br

Outras ações - O Hospital Samaritano firmou em 2006 uma parceria com os colégios Renascença e Sion, vizinhos à instituição, em Higienópolis. Por meio desta são realizadas palestras para alunos, professores e funcionários sobre prevenção de doenças, orientação profissional, cuidados com a alimentação, qualidade de vida, comportamento, drogas, doenças sexualmente transmissíveis. A iniciativa conta com a participação, voluntária, de médicos e colaboradores do Hospital.
Sobre o Samaritano - Fundado há 113 anos, o Hospital Samaritano de São Paulo é um dos mais tradicionais do País, destacando-se pela excelência dos serviços prestados e tendo como foco principal a humanização do atendimento hospitalar.
Sua estrutura tecnológica, o suporte de equipes altamente capacitadas, os índices assistenciais dentro dos mais rigorosos padrões de controle e a qualidade do atendimento oferecem tranqüilidade aos profissionais da saúde, confiança e segurança aos clientes.
Sem fins lucrativos, todo resultado do hospital é revertido em ações de responsabilidade social e filantrópicas e em investimentos em tecnologia, desenvolvimento e capacitação do capital humano. O Hospital Samaritano é certificado pela Joint Commission International, mais importante órgão certificador da área da saúde no mundo, é membro da Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP) desde 2001 e conquistou, em 2006, o Certificado de Filantropia.
www.samaritano.org.br

Edição anterior