Quem explica o que é a Associação dos Jornais de Bairro é o seu presidente, Egydio Coelho da Silva (foto).

Conta que a AJORB nasceu em 28 de abril de 1.971.

E diz: “Acho até que demorou muito a nascer porque jornais de bairro em São Paulo existem desde primeiro de setembro de 1.895, quando circulou o primeiro exemplar de OBraz.  E existem intensamente já em 1.910, conforme exemplares da Tribuna da Lapa e de O Progresso, que foram recentemente expostos no Museu da Lapa”.

Lembra também que outro jornal bem antigo é a Tribuna de Santo Amaro, que circula naquele bairro há mais de 60 anos. Em São Paulo, o fenômeno “jornal de bairro” é bastante impressionante, pois existem circulando na Capital paulista mais de cem jornais, o que confirma o interesse do povo pelo jornal comunitário.

Por isso, é fundamental a existência de uma entidade, como a AJORB, criada para defender e representar estes veículos. A entidade não privilegia este ou aquele grupo de jornais. Objetiva sim representar todos os veículos com muita transparência: esclarecendo sua periodicidade e penetração nos bairros onde circulam.

Procura também reforçar a idéia positiva, que já existe sobre os jornais de bairro, de defensor de sua comunidade. O idealismo do diretor de jornal de bairro, procurando lutar pela melhoria de seu bairro, faz com que o jornal do bairro seja respeitado pela comunidade e tenha credibilidade em tudo o que divulga.

Finalizando, diz: “Salientamos que não se dificulta o ingresso de nenhum veículo na AJORB.

 

Veja também: Ajorb completa hoje 30 anos de existência

 

TIPO DE JORNAL QUE LÊ

UNIVERSO GRANDE SÃO PAULO


* Fonte: ABA e Marplan / Outubro 1992


Volta à página inicial


AJORB - Associação dos jornais e revistas de bairro de São Paulo
Rua Major Diogo, 622 - São Paulo-SP - Brasil
Fone: (011) 3107-6702 

Telefax: (011) 3242-0270 

Fale conosco