\VOZ DA TERRA

*Desde 1.963*
 

Jornal diário, virtual e impresso, que circula na cidade de Assis-SP, Brasil

 

Fórum assisense, troca de mensagens entre assisenses residentes em Assis-SP, no Brasil e no exterior.

Coordenador: Egydio Coelho da Silva

As mensagens recentes - estão no final da página

Volta a página inicial de Voz da Terra

Assis: fotos antigas

FÓRUM ASSISENSE EM 03 DE JANEIRO DE 2008
De: Marleni Pedro Ribeiro
Cidade: Assis. Estado: SP.  País: Brasil

Para: Fórum Assisense


Sou moradora da cidade de Assis.
Quero desejar a todos os leitores deste email, um feliz ano novo.
Apesar de termos perdido neste ultimo dia do ano de 2007 o nosso amigo, Ronaldo Pacheco de forma tão traumática e inesperada.
Ele foi uma pessoa muito comunicativa e estava presente em quase todos os acontecimentos da cidade e de maneira muito participativa.
Tinha muitas amizades, vivia a vida com alegria interagindo muito bem com as pessoas.
Interagiu a vida toda e faleceu de maneira solitária, na calada da madrugada, onde se pode ouvir a voz de Deus nos chamando e falando conosco.
Que o Ronaldo possa estar gozando as delícias da mansão eterna junto com Jesus, porque sei que ele era conhecedor da Palavra de Deus e já tinha se decidido por Jesus.
Meus cumprimentos à familia, à Cleonice, e a todos os amigos do Ronaldo Pacheco, o Ronardão. Obrigada.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 03 DE JANEIRO DE 2007
De: Arnaldo Afonso Brandileone
Cidade: Campinas. Estado: SP.  País: Brasil

Para: Fórum Assisense


Aos amigos assisenses internautas,
Diz o dito popular que a justiça tarda mas não falha.
No próximo dia 11, às 18:00 horas, a Prefeitura Municipal de Assis, em solenidade marcada, entregará à população assisense mais um Posto de Saúde, que levará e perpetuará o nome de um dos médicos mais ilustres que Assis já teve: Dr. Elyseu Salotti.
Uma justa homenagem a uma pessoa que abraçou a profissão com vocação, competência, seriedade e humildade, além de sua integridade moral e idoneidade profissional.
Quero externar, com muita euforia, os meus sinceros parabéns ao Poder Público Assisense por tão acertada, dígna e merecedora homenagem.
À família do Dr. Salotti os meus mais efusivos cumprimentos.
Um grande abraço a todos.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 04 DE JANEIRO DE 2007
De: Sônia Martia Salotti Ferraz
Cidade: Assis. Estado: SP.  País: Brasil

Para: Fórum Assisense


Aos internautas do "Forum Assisense".
De autoria do nobre vereador Eduardo de Camargo Neto, Camarguinho, e sancionado pelo excelentíssimo senhor prefeito municipal, Dr. Ézio Spera, o projeto de Lei que dá a denominação de " Dr. ELYSEU SALOTTI" ao prédio público destinado a um Posto de Saúde nessa querida cidade de Assis, homenageando e perpetuando a memória do meu querido pai, que será inaugurado em solenidade marcada para o próximo dia 11 às 18 horas, no Jardim Paraná, para a qual convidamos todos os assisenses.
A família Salotti agradece às autoridades municipais e a toda população pela homenagem recebida com muito carinho e bastante emoção,
Que Deus abençôe a todos. Abraços. Sonia Maria Salotti Ferraz

 

FÓRUM ASSISENSE EM 05 DE JANEIRO DE 2008
De: Cely Luciano Gomes
Cidade: Assis. Estado: SP.  País: Brasil

Para: Fórum Assisense


Para o meu irmão Luciano(Cyrilo Luciano Gomes).
Voce sugere que a gente desça a Rui Barbosa e eu desci! Não foi bem o que eu esperava,então voltei para casa e desci de novo,desta vez sentada em uma poltrona e de olhos fechados! Passei
passei pela rua João Pessoa,lá onde ficavam as casas dos funcionários da Sorocabana. Parei bem na casa da esquina para ver se ouvia barulho na piscina.Piscina em casa era chique! Parei mais um
pouco na pracinha da Bandeira e li pela enésima vez"criança ama com fé e orgulho a terra onde nasceste..."!
Continuei descendo a R. Sebastião Leite do Canto e passei em frente o bar Bilhar e dei uma olhadinha para ver se voce não estava lá,escondido do papai, é lógico, ou o nosso primo Dadão.

Não passei em frente o Assis Hotel porque sempre havia muitos viajantes sentados ali na frente e nós meninas ficávamos envergonhadas.
Na esquina, fiquei meio indecisa entre atravessar a rua, passar em frente ao Hotel(Central?),ir tomar um frapê de chocolate no Brasserie e comer uma deliciosa cocada de fita,ou simplesmente,passar pelo Sírio Libanês,Bazar Americano e virar à direita na próxima esquina para ir tomar um suco no bar Recanto.

Até seria bom pois eu poderia aproveitar e olhar os cartazes no cine São José;quem sabe não tinha um filme do Elvis Presley anunciado? Também ficaria sabendo se o filme de sábado não era proibido para menores de 18 anos! Se fosse um filme muito famoso a gente teria que chegar bem mais cedo para comprar ingressos e também enfrentar a fila para entrar, comprar bala Paulistinha ou Susy, achar um bom lugar para sentar e guardar lugar para o namorado! Ele estaria passeando,conversando com os amigos,e, certamente,quando a cortina fechasse, a luz apagasse e começasse a tocar "Veraneio" ele viria sentar ao nosso lado, e, que emoção,assistir um filme da Sandra Dee ou Pat Boone de mãos dadas com o(a) mamorado(a)! Continuei descendo a Rui Barbosa,passei em frente ao bar Cabral,casa Roselli, famácia Avenida, o foto do Maeda, a casa Burali, livraria Imperial, bazar Tirolli..............enfim, virei à esquerda na r.Luis Piza em direção ao Instituto de Educação.Foi meio difícil passar pelo "seu" Chico Spera pois o sino já havia sido tocado fazia tempo;eu estava,como sempre, bastante atrasada.Tratei de me esquivar da "dona" Margot e fiquei torcendo para não dar de cara com o tio Renato! Se fosse "seu" Silvestre tudo bem,ele é camarada.........
Acho que tenho que parar agora; é que eu tenho ensaio no orfeão da "dona" Pimpa, ou seria o desfile de 22 de Maio começando?Será que o que estou ouvindo é a melhor fanfarra de todos os tempos tocando,ou é o meu coração,já não tão jovem, querendo saltar do meu peito?!?

 

FÓRUM ASSISENSE EM 06 DE JANEIRO DE 2008
De: Alberto Zacarias
Cidade: Osasco - Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum Assisense
 

Hoje é dia de Santo Reis, dia meio esquecido, mas é o dia de Santo Reis.
Eles vêem tocando sanfona e violão, bandeira esquisita carregam sempre na mão.....
Tempos atrás passei uma mensagem neste fórum, começando da mesma foram que comecei está aqui.
A diferença é que naquela oportunidade ainda vivia na Vila Operária em Assis, um grande festeiro de Santo Reis, meu tio Rafael Furniel.
Hoje eu me lembro dele já com saudades, pois veio a falecer no final de novembro/2007.
Contudo como prega o Padre Marcelo em missa do dia de finados, parodiando um Santo, não sei bem qual, talvez Santo Agostinho, SAUDADES SIM, TRISTEZA NÃO, a lembrança é com saudades sem tristeza.
A sua bença tio, esteja onde estiver. Sei que está ladeado pelos três Reis Magos, os quais você sempre soube cultuar pelas andanças que a sua Bandeira fez por Assis e arredores.
A todos os forenses os meus votos de um ano novo cheio de grandes desafios e as conseqüentes realizações. Fiquem com Deus. Alberto Zacarias – Osasco-SP

 

FÓRUM ASSISENSE EM 10 DE JANEIRO DE 2008
De: Liana
Cidade: Assis. Estado: SP.  País: Brasil

Para: Fórum Assisense


Gentileza informar como adquirir o livro Assis de A a Z, pode o endereço de Assis ou da própria editora, abraços Liana

Cara Liana,

Recebi telefonema de Luiz Marcos Barrero, me dizendo que está previsto para o final do mês o lançamento de seu livro em Assis. Aguarde que ele deverá dar mais detalhes. Abs.  Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM ASSISENSE EM 11 DE JANEIRO DE 2008
De: Ivete Gonçalves dos Reis
Cidade: São Paulo. Estado: SP.  País: Brasil

Para: Fórum Assisense


 Desejo que neste ano muitos sonhos possam se concretizar trazendo alegria e felicidades a todos.
Este Forum sempre nos surpreende.
Que delícia o texto da Cely Luciano Gomes.
Ao lê-lo tive mais uma vez a certeza de que "recordar é viver" . O meu dia hoje começou alegre , apesar das saudades posso constatar que fomos muito felizes na nossa infância . Este texto não me trouxe melancolia, pelo contrário, trouxe uma felicidade muito grande em saber que outras pessoas compartilham os mesmo sentimentos que tenho e por isso não é uma lembrança solitária , mas compartilhada Hoje.
Que legal!
Estive aí em Assis passando o Natal com familiares.
Aproveitei para passear pelas ruas e revi tantos lugares.
Sempre que posso vou aí, e tenho acompanhado o crescimento da cidade.
Vi algumas casas de madeira, que mereciam ser conservadas e tombadas para preservar a memória.
Abração à Maria Silvia, Marleni Pedro, Dirceu Hernandes, Coligny, e a todos os meus amigos de Forum. Abraços, Ivete

 

FÓRUM ASSISENSE EM 11 DE JANEIRO DE 2008
De: Sirlene Ortiz
Cidade: Piracicaba. Estado: SP.  País: Brasil

Para: Fórum Assisense


Caro Egydio, Bom Dia!!
Quero, através deste Forum, mandar um beijão pra todos amigos assisenses; estou me habituando aqui em Piracicaba, a cidade tem muitas opções, mais não tem o calor humano da nossa Assis.
E os serviços de agua, luz aqui é muito demorado, que Saudade da Eficiência da Sabesp, da EEVP de Assis!! mas é assim.. Saudades!! bjus!!

 

FÓRUM ASSISENSE EM 13 DE JANEIRO DE 2008
De: Marisa Rodrigues
Cidade: São Paulo. Estado: SP.  País: Brasil

Para: Fórum Assisense


Amigos, como não consegui ser uma jornalista famosa, quem sabe ainda viro a
própria mesa, e consigo ser uma escritora famosa???Neste final de semana,
tive uma maravilhosa surpresa: fiquei em terceiro lugar no Premio Casa de
Las Américas, um dos mais importantes da América Latina e do mundo, que já
premiou alguns "nobels" de literatura, como ninguém menos que Gabriel Garcia
Marques, Pablo Neruda, Julio Cortázar, entre outros...isso me fez tomar uma
decisão importantíssima na minha vida...nasci para ser poeta, escritora, e
nem que tenha que passar fome, é isso que vou fazer daqui para a frente, não
mais como hobby, mas como profissão, sacerdócio, aliás, ninguém escolhe ser
poeta...nasce-se poeta, simplesmente...é muito diferente do jornalismo, que
é uma profissão. Confundi tudo, mas que bom...esse prêmio me mostrou que
ainda tenho tempo de sobra para "desconfundir". Marisa Rodrigues. 13/01/08

 

FÓRUM ASSISENSE EM 16 DE JANEIRO DE 2008
De: Alberto Zacarias
Cidade: Osasco Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum Assisense


Dias atrás, mais precisamente em 17.12.2007, o forense Cyrilo Luciano Gomes, “O Lucianinho”, creio que primogênito do Professor Nicanor, além de nos desejar um Feliz Natal, convidou àqueles que estivessem em Assis, para descer a pé, a Rui Barbosa na noite de 24 de dezembro, em nome dos velhos tempos. Disse que iríamos sentir um clima diferente, como se o amor fosse o rei e a noite santa. Ao que estivessem distante, pediu para que fechássemos os olhos e tentássemos matar a saudade.
Como eu não estaria em Assis na véspera do Natal, então fechei os olhos e tentei, em vão, matar a saudade. Ao mesmo tempo pensei: O Lucianinho deve estar ficando louco ou faz tempo que não desce a Rui Barbosa, pois eu sempre que vou a Assis, faço esse ritual e não consigo sentir esse clima diferente e poético, como se o amor fosse o rei e a noite santa.
Ao ler a mensagem que a irmã dele, Cely, nos brindou em 5 de janeiro, percebi que de um lado eu não estava errado, pois ela também desceu a Rui Barbosa e não foi bem o que ela esperava, disse. Entretanto ao continuar a ler o texto, aliás, como disse recentemente a forense Ivete Gonçalves dos Reis: que delícia de texto, observei que é possível sim, em nome do dos velhos tempos, descer a Rui Barbosa e sentir o clima que o colega havia sugerido.
Assim, como fez a Cely, daqui, distante de Assis, fechei os olhos, sai de casa na rua Candido Motta, perto da Empresa Elétrica Vale do Paranapanema com a intenção de descer a Rui Barbosa rumo à Catedral. Poderia subir a Candido Motta direto e dobrar a esquerda na João Pessoa, mas como tinha dez cruzeiros no bolso, resolvi subir a Professor Lourenço Carneiro e passar no “seo” Augusto para comprar um pião e uma fieira, que me custou cinco cruzeiros. Entrei naquela ruazinha diagonal em frente ao Posto Puericultura e ganhei a João Pessoa na calçada da esquerda para quem vai para a Avenida, passei defronte ao corredor do escritório do Mimessi e segui em frente. Apertei a campainha da penúltima casa do quarteirão (coisa de moleque) e atravessei a rua para disfarçar e ver a senhorinha atender ninguém. Agora na calçada dos ferroviários, também ouvi na casa do Eduardo, filho do engenheiro da Sorocabana, o mesmo barulho da piscina citado pela colega. Atravessei rápido a Praça da Bandeira e entrei direto no Bar do “seo” Manoel, para comprar um sorvete de abacaxi. Desci rumo a Avenida, mas o trem da Sorocabana estava fazendo manobra e pelo visto iria demorar o que me obrigou a utilizar a passarela por sobre o trem (havia essa passarela, lembram-se) e já descer na calçada do Banco Brasileiro de Descontos S/A (antes o Bradesco era daquele lado). Finalmente na Rui Barbosa, passei pelo Bar do Boiadeiro, para ver os senhores conversando não sei o que, mas devia ser importante, porque todos os dias os mesmos senhores, no mesmo local, conversavam os mesmos assuntos. Pois bem, atravessei a rua e tomei um suco de uva, feito pelo Ticonha do Bar Seleto. Continuei a descer e gastei os meus últimos cruzeiros com uns pacotes de figurinhas compradas naquele bar que ficava onde hoje é o Banco do Brasil, no cruzamento com a JV. da Cunha e Silva. Consegui tirar duas carimbadas que não tinha no meu álbum. Segui minha caminhada e finalmente chequei a Catedral onde me encontrei com o pessoal dos Escoteiros Carajuru, grupo no qual eu pretendia ingressar, a conversa estava interessante, até que minha filha colocou minha netinha em meu colo acordando-me, deste desvaneio. Foi muito bom caminhar pela Assis e descer a Rui Barbosa.Obrigado Lucianinho pela sugestão e obrigado Cely por ensinar-me o caminho das pedras. Fiquem todos com Deus - Alberto Zacarias – Osasco-SP.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 21 DE JANEIRO DE 2008
De: Luiz Marcos Barrero
Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum Assisense


Amigos do Fórum, caro Egydio:
O livro Assis de A a Z - A Enciclopédia do Século 1905 2005, de Marcos Barrero, Editora L2M, já está disponível em 13 livrarias de cinco estados.
Algumas delas remetem a obra para qualquer parte do país ou do exterior, mediante pedido feito via site. Depois do carnaval, o livro chega ao Rio de Janeiro, através da Livraria da Travessa (com lojas em Ipanema e no Leblon). A rede de livrarias na capital paulista também será ampliada.
O lançamento em São Paulo será na Casa das Rosas, Avenida Paulista, 37 (imediações do Shopping Paulista e do metrô Paraíso), no próximo dia 30 de janeiro, quarta-feira, às 18hs.

Em Assis, a noite de autógrafos será depois do carnaval.
Aproveito o generoso espaço egydiano e convido todos os amigos deste Fórum para o coquetel e a noite de autógrafos em São Paulo. Por certo, irei rever muita gente e farei ainda novos amigos.
Livraria Cultura
São Paulo
1 - Conjunto Nacional
Av. Paulista 2073
31704033
2 - Shopping Villa-Lobos
Av. Nações Unidas 4777
30243599
3 - Market Place Shopping Center
Av. Chucri Zaidan, 902
34744033
Porto Alegre
Bourbon Shopping Country
Av. Túlio de Rose 80
51/30284033
Recife
Praça da Alfandega
Rua Madre de Deus s/n
81/21024033
Brasília
CasaPark Shopping Center
SGV/Sul, Lote 22
Site
www.livrariacultura.com.br 
(aceita pedidos para qualquer
parte do Brasil e do exterior)

Livraria Martins Fontes/Paulista
São Paulo
Av. Paulista 509
21679900
www.livrariamartinsfontes.com.br

Livraria da Vila
São Paulo
1 - Rua Fradique Coutinho 915
38145811
2 - Alameda Lorena 1731
30621063
www.livrariadavila.com.br

Livraria Francesa
São Paulo
1 - Rua Barão de Itapetininga 275
32314555
2 - Rua Prof. Atílio Innocente 920
38497956
Site
www.livrariafrancesa.com.br 

Letraviva
Av. Rebouças 1986
30887992
Site
www.letraviva.com.br 

Temos Livros
São Paulo
Av. São João 526
(perto esquina com Av. Ipiranga)
32232585
e-mail faleconosco@temoslivros.com.br
 

FÓRUM ASSISENSE EM 21 DE JANEIRO DE 2008
De: Cyrilo Luciano Gomez
Cidade: Mairiporã. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum Assisense


É com muita dor que comunico aos amigos do Fórum que faleceu há poucos instantes nesta Capital a professora DILIA DUARTE LUCIANO, filha de Corali e Tonico, irmã de Leonita, Evanice e Osni, minha querida prima.
Viveu grande parte de sua preciosa vida em Assis, onde deixa muitos parentes e amigos.
Mulher de extraordinário caráter e fé, foi forte até o último instante, segura de que nada havia que temer, antes a morte lhe seria um ganho. Deus vos guarde, querida prima, até nos encontrarmos outra vez.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 21 DE JANEIRO DE 2008
De: José Luis Felix
Cidade: Assis. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum Assisense


caro Egydio,
recorri ao forum para divulgar questões ambientais.
retorno agora indicando o link de meu blog, no qual acabo de publicar um flagrante do arco-iris e colégio ipê nesta cidade.
vale a pena acessar! http://ambientepelametade.blogspot.com

 

FÓRUM ASSISENSE EM 26 DE JANEIRO DE 2008
De: Enival Vieira
Cidade: Ourinhos. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum Assisense


Prezado Egydio.
Saudades temos de todos momentos passados na juventude vividos em Assis,na escola, igreja ,avenida Rui Barbosa e das constantes "paqueras" suas festas e do Carnaval.
Ao passar pela frente da casa dos meus primos Orozimbo, Marcos, Ana, Carmem, Lisbete ,Sonia e João, filhos do casal João Leão de carvalho e Nadir Leão lembramos que todos nós, meninos e meninas"sassaricavam" nos salões da Quadra do Clube Recreativo de Assis , durante o Carnaval.
Para uns somente diversão para outros perversão e "orgia", aos nossos amigos companheiros de blocos sómente alegria, aos mais veteranos e antigos, locais para esquecer dos compromissos com a dívida pública e débitos fiscais com as Fazendas ,Municipal, Estadual e Federal , que castigam todo o começo de ano.
O Carnaval mostra a realidade da cidade em manifestações populares diferentes de uma pessoa para outra, confuso, caótico,momento para reflexão e fuga em retiros espirituais para os mais religiosos, para a maioria descansar .
Em Assis como em todos os lugares do Brasil as Marchinhas carnavalescas estão quase no esquecimento, não existem mais composições musicais, algumas da época com letras de protestos , críticas políticas ou poesias amorosas românticas misturadas ao cheiro do lança-perfume(houve no passado uma época que não era ilegal o uso).
As famílias se organizavam, os sisudos homens e mulheres destacavam entre os foliões pela euforia ao assombro da "galera", tudo diversão e entusiasmo, sambando para o raiar de um novo dia , para um futuro .
Não podemos imaginar um Carnaval diferente, sem samba, marchinhas,carros alegóricos, "mulatas", com grande espetáculo. Temos certeza que entre os foliões não estaremos, seremos expectadores entusiasmados , mesmo que ano a ano perde o feriadão o sentido carnavalesco. Não existe mais a espera do baile diante no "Bar Seleto" com o bate -papos dos acontecimentos da noite anterior, aguardando a alegria da noite participativa recreativa. Qual seria a surpresa ,o imprevisto, a música mais tocada , a moça mais bonita da noite e sua fantasia?
Perdeu a marchinha para outros rítimos, deixa um vazio. Acontece então conosco as lembranças das músicas" e outras -"vai menina vai, se não um dia a casa cai".
Caiam na alegria, vivam o momento , desfilem ou permaneçam na fazenda no retiro. Mas com entusiasmo.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 26 DE JANEIRO DE 2008
De: Luiz Carlos Carvalho
Cidade: Assis. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum Assisense


Um assisense astrônomo participando de trabalhos científicos na Espanha: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL271684-5603,00.html 
e dando entrevista na rede Globo:
http://eptv.globo.com/emc/live/default.asp?video=33116
 

FÓRUM ASSISENSE EM 27 DE JANEIRO DE 2008
De: Joracy Magalhães Jardim
Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum Assisense


Caro Egydio,
Sou Assisense de coração.
Fui criado nesta querida cidade de onde saí ao final de 1960 para fixar residência em São Paulo que tão bem me acolheu.
Descobri este site ao fazer uma pesquisa sobre meu grande professor de Matemática Mário Amaral Novaes, pai do Dr. Newton Novaes colega meu de turma no Grupão João Mendes Jr.
Ao ler a troca de informações fui tomado por uma grande nostalgia ao lembrar-me de minha adolescência no IE Dr. Clybas Pinto Ferraz de quem fui aluno. Cursei até o 1o. Científico e tenho muita saudade das agitadas aulas de História do Prof. Clovis Corradi, Pedro Mercadante, Dr. José Dantas que era meio que vice diretor do Prof. Delcio Souza Cunha. Lembro-me de D.Altamira (Desenho), D.Pimpa de Canto Orfeônico, Prof. Antonio Gonçalves (Prof. Toninho) entre outros.
Voltando ao curso primário, que saudades da nossa Diretora, saudosa Mafalda Salotti Bartolomei; e Profa. Luiza Baptista que muito me ensinou e deu-me um livro (Um bom diabrete ?) por ocasião de minha formatura em 1954. Tenho uma foto desta formatura e pretendo escanear para dar uma contribuição a este grupo.
Posso afirmar categoricamente que todos contribuiram de forma muito forte em minha formação.
Eu era um jovem humilde que trabalhava na Farmácia Brasil cujo proprietário era o "seu" Zé Carneiro. No pouco tempo que eu tinha arrisquei-me a aprender basquete com o Mirinho marido da Coraly. Minha total incompatibilidade para com o esporte inibiu a competência do Mirinho.
Quero parabenizá-los pela existencia deste grupo de interesse e gostaria de receber notícias desta querida Assis.
Joracy Magalhães Jardim

FÓRUM ASSISENSE EM 27 DE JANEIRO DE 2008
De: Luiz Marcos Barrero

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum Assisense


Caro Egydio, amigos do Fórum:
Nesta quarta, dia 30, lanço o livro Assis de A a Z - a enciclopédia do século 1905-2005 (Editora L2M) na Casa das Rosas, na Avenida Paulista, 37, das 18 às 22hs (estacionamento conveniado - Alameda Santos, 74). O local fica próximo ao Shopping Paulista e os metrôs Paraíso e Brigadeiro. Conto com vc e todos os amigos do Fórum - os mais antigos e os novos; os epistolares, os telefônicos e os virtuais. Todos, enfim, em carne e osso para conhecer a história de uma cidade centenária que ainda não se conhece, por meio do relato da vida das pessoas e das coisas. Até lá, abraço a todos.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 27 DE JANEIRO DE 2008
De: Cyrilo Luciano Gomez
Cidade: Mairiporã. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum Assisense


Meu caro Egydio, recebi um pedido do Osni, para que você publicasse esta poesia inspirada na vida da Dília. O poeta é assisense de coração, muito querido e admirado por todos nós.

DÍLIA DUARTE LUCIANO
(ao saber do falecimento da Dília)
Agora, que repousas, recebida

Pelo “Amor que move o sol e as estrelas”,
Agora, que descansas desta lida,
Por vezes tão difícil, tão sofrida,
Tu, eficiente mestra de bondade
Que sempre recebeste com piedade,
Alegrias e dores desta vida,
Agora, doce Dília, sempre amiga,
E exemplo de uma fé sempre presente,
Que em toda hora e qualquer momento
De fiel filha de Deus eras um exemplo,
Recebe as provas certas de um afeto
De quem te admirou, sempre discreto,
Como amiga exemplar e prestimosa,
Violeta exemplar, discreta rosa,
Que tudo o que fazias perfumavas
Com o certeiro amor, que exalavas,
Recebe o nosso adeus, nossa saudade,
Tu, mestra de amizade e de bondade.
Tu, Dília, amiga tão perfeita e generosa.
Recebe o nosso afeto e esta rosa
Feita só de palavras mas, certeira,
A ti, nossa bondosa companheira,
A ti, tão certa amiga e dispenseira
De sempre eficiente bondade,
E que de todos foste amiga de verdade...

Assis, 22 de janeiro de 2008

Antônio Lázaro de Almeida Prado
Email: professorprado.prado@gmail.com
 

FÓRUM ASSISENSE EM 27 DE JANEIRO DE 2008
De: Deijari de Almeida
Cidade: Louveira. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum Assisense


meus conterraneos...tomei conhecimento do lancamento do livro assis de a a z e fiquei emocionada...triste e com remorsos...pq de ha muito nao visito os meus e minha terra natal...todavia prometo que vo faze-lo em breve...
beijos em todos os coracoes assisenses.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 28 DE JANEIRO DE 2008
De: Lia Cupertino Duarte Albino
Cidade: Ourinhos. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum Assisense


Olá,
Gostaria de saber como proceder para participar do fórum. Meu nome é Lia Cupertino Duarte Albino. Sou assisense, mas atualmente moro em Ourinhos.
Abraço

 

FÓRUM ASSISENSE EM 28 DE JANEIRO DE 2008
De: José Silvério da Silva
Cidade: Cuiabá. Estado: MT. País: Brasil
Para: Fórum Assisense


Prezado Egydio,
Sou Assisense, alias de Platina, porem sempre residi ai, alias onde moram meus pais. Visito sempre a cidade e acesso o jornal.

Atuei em MT, por 25 anos no Banco do Brasil, e hoje estamos advogando. Temos muitos amigos de Assis por aqui. O Sr. Jose Nilton Piedade, que foi juiz de paz ai(moramos no mesmo predio) me emprestou um DVD de Assis, gostei muito. Pretendeo adquirir o livro Assis de A a Z. Felicidades a voces todos/Silverio

 

FÓRUM ASSISENSE EM 30 DE JANEIRO DE 2008
De: Marcos Toledo de Carvalho
Cidade: ?. Estado: ?. País: Brasil
Para: Fórum Assisense


Seu natural de Assis. Morei na "terra santa" até 11 anos.
Sou Filho do Dr. Luiz Lopes de Carvalho que era engenheiro da Sorocabana. Gostaria de participar do site.
Sou parente de vários personagens do livro de Celso Prado sobre a Sorocabana. Sou descendente do Padre Paulo de Maio e Nicolau de Maio de Campos Novos Paulista. Não consigo acessar o site sobre o livro e gostaria de tracar histórias com ele. Se possível transmita meu e-mail para ele e peça para entrar em contato.
Obrigado. Marcos Toledo de Carvalho

 

FÓRUM ASSISENSE EM 31 DE JANEIRO DE 2008
De: Profa. Beth ( Gelli) Yazlle
Cidade: Assis. Estado: SP. País: Brasil
Para: Fórum Assisense


Prezados colegas
Estou me dirigindo a todos- professores e funcionários na ativa e aposentados - para convidá-los e incentivá-los a participarem da organização e da apresentação da homenagem que a Escola de Samba Imperatriz Assisense fará à nossa Unesp pelos seus 50 anos.
Penso que essa homenagem é um gesto de carinho que vem da cidade que nos acolheu desde a criação da antiga Faculdade de Filosofia e que reconhece a nossa participação em seu desenvolvimento cultural,social e econômico.
Muitas de nossas ações profissionais (pesquisas, projetos de extensão,por exemplo) são desenvolvidos nesta comunidade e beneficiam a cidade e o conhecimento que construímos para esta e futuras gerações.
As pessoas que estão envolvidas com os preparativos desta homenagem são pessoas sérias com sua história ligada à cidade e que construíram também seus laços de amizade - e até familiares - com professores funcionários e alunos - atuais e passados.

Apesar de terem divulgado esta proposta já há algum tempo, hoje - a poucos dias para o carnaval - a adesão não tem correspondido às expectativas e ao carinho investido pelos idealizadores.
Assim, tomo a liberdade de fazer mais este apelo. No campus,o Paulinho Romão é um dos contatos. Mas,os ensaios são abertos ao público e estão acontecendo no barracão atrás do (antigo) colégio Diocesano" 24 horas por dia".
Para quem se animar em descer a avenida, está sendo organizado o "Bloco dos Mestres" e as roupas ainda precisam ser confeccionadas nas medida exatas.
Que tal aceitarmos este carinho da comunidade como uma uma de suas formas de expressão e sairmos do lugar de expectadores? Um abraço a todos e nos encontramos lá??? Profa. Beth ( Gelli) Yazlle
Cara Beth,
Por alguma falha de comunicação, esta sua mensagem foi disponibilizada na internet em cima da hora.
De qualquer forma, como costumam ensinar os mestres em escola de samba, o trabalho carnavalesco começa na quarta-feira de cinza para o próximo carnaval. Continue animada e acredito que o ano que vem a participação será bem maior ainda. Parabéns pelo trabalho. Abs. 
Egydio Coelho da Silva

 

FIM DAS MENSAGENS

  Aos participantes:

*As mensagens deste Fórum enviadas por mim aos endereços eletrônicos (emails), cujo provedor  é "hotmail"  têm retornado. Parece-me que o Hotmail está entendendo que se trata de spam. Portanto, sugiro que me enviem outro endereço eletrônico que não seja "Hotmail".
* favor  não se esquecerem de informar nome completo e a cidade de onde enviam o email. 

 

Fórum assisense: mensagens anteriores
Portal para fotos antigas de assisenses

Pagina principal

 Participe e/ou fale com o coordenador do Fórum assisense (de qualquer computador)
ou

Participe e/ou fale com o coordenador do Fórum assisense (por email)

(Não esquecer de escrever o nome completo e a cidade de onde envia o email)

 

“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último” (Thomas Jefferson).

Clique aqui para ver mais pensamentos e máximas sobre liberdade de imprensa

Texto de mensagem - que  contenha ostensivo  marketing comercial ou  propaganda  política pessoal  -  não será repassado aos demais participantes do fórum.  

 Para se cadastrar e receber as mensagens gratuitamente ou participar deste fórum, envie email para:  Egydio Coelho da Silva   

email:  

vtmv@monteverdemg.com.br 

 

 Observações para o bom funcionamento

deste fórum

01) Solicita-se aos participantes que - antes de enviar sua mensagem -  a leiam, corrigindo digitação e também evitem palavras agressivas. Os textos redigidos com todas as letras em maiúsculas serão transformados em minúsculas.

02) O objetivo primordial desde fórum é trocar informações, idéias e opiniões sobre assunto que diz respeito a Assis e sua região e com isso formar opinião pública para "melhorar a região"  no sentido amplo da expressão; 03) Ampliar a amizade entre os participantes.  

04) Localizar os assisenses espalhados pelo mundo.

05) As opiniões e discussão dos assuntos serão sempre no campo das idéias e nunca pessoal;

06) As críticas a políticos e administradores devem se ater aos atos e evitar adjetivos. Em vez de dizer nominalmente que o vereador, o prefeito ou deputado é incompetente, desonesto, etc. deve-se citar o fato e a ação que por si só ilustram o perfil de quem praticou. A conclusão adjetivada fica por conta do leitor da mensagem e deve ser evitada por quem envia a mensagem.

07) Se a referência a outro colega participante do fórum for depreciativa e/ou ofensiva em termos pessoais, a mensagem não será repassada.

08) Deve-se evitar a utilização deste fórum para marketing comercial ou político.

09) Deve-se evitar disponibilizar os respectivos emails no texto da sua mensagem ao fórum. Pois é repassado a todos indistintamente.

Este fórum é encontrado no website: www.ajorb.com.br/vt-forum

10) Os textos veiculados neste fórum também são enviados para a redação de Voz da Terra de Assis.

11) Se você se sentir prejudicado com qualquer notícia aqui divulgada ou no jornal impresso VOZ DA TERRA e quiser se utilizar do direito de resposta, favor enviar email de volta, que a sua opinião será divulgada com o mesmo destaque e enviada para as mesmas pessoas que receberam esta mensagem.

12)  Pede-se aos participantes respeito e tolerância pelo direito de expressão de pensamento de cada um, tendo como filosofia o pensamento de Voltaire: 

"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-la".  

13)  Solicita-se que antes de enviar a mensagem, o texto seja lido novamente e se faça a sua correção num programa  de  corretor de texto.

14) Os textos devem ser sempre de autoria de quem os envia para o Fórum. Textos repassados de terceiros  não serão enviados aos participantes.

Os textos, desde o início deste fórum, você encontra no URL: www.ajorb.com.br/vt-forum

 

Grato.

Egydio Coelho da Silva, coordenador do fórum assisense

Email: vtmv@monteverdemg.com.br

Máximas sobre liberdade de imprensa e livre manifestação do pensamento:

 

*“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último” (Thomas Jefferson).

 

* “A imprensa, numa vigorosa prestação de serviço, será a memória da cidadania contra o corporativismo de interesses menores, quer no Executivo, Legislativo e Judiciário” (Carlos Alberto Di Franco).

 

“Que o bem da liberdade segue imediatamente os bens da vida e da integridade física, demonstra-se facilmente, pois, a liberdade foi sempre constantemente um dos mais altos fins dos esforços e das aspirações humanas” (Adriano de Cupis).

 

* “Libertas omnibus rebus favorabilior est” ( “Em todos os casos a liberdade é mais favorável”), Brocardo Romano.

 

* “ A imprensa é um dos meios mais importantes de crítica e controle público permanente” (Konrad Hesse)

 

* “A imprensa livre é o olhar onipotente do povo” (Karl Marx).

 

* “A imprensa livre é o espelho intelectual no qual o povo se vê e a visão a si mesmo é a primeira condição da sabedoria” (Karl Marx).

 

“Nossa Constituição Federal (1988) protege, de maneira veemente, o direito de informar, o direito de se informar e o direito de ser informado” (Oduvaldo Donnini, autor do livro “Imprensa livre, dano moral e dano à imagem...pág.206)

 

* “A medida que a comunicação se torna maior e melhor, fica claro que a intolerância é a verdadeira pequenez do homem”, Spielberg

 

* "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras" (o artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos-ONU, as


"Creio na imprensa sem restrições, porque creio no poder da razão e da verdade".

Rui Barbosa

 

"Infringem a  ética:

o juiz que não julga, 

o promotor que  não denuncia, 

o advogado que não defende, 

o jornalista que não noticia o que sabe ou 

não escreve o que pensa".

Medeiros de Abreu

 

"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-la".  Voltaire

 

Indenização, em dinheiro, por dano moral somente indeniza a moral de quem não tem moral.

Medeiros de Abreu 

“O interesse coletivo deve prevalecer em relação ao particular”. Ministros Marco Aurélio e Gilmar Mendes em decisão sobre crime de imprensa.

"O segredo é aliado da corrupção". Ministro Waldir Pires  

"Julgar idéias é uma das mais infelizes invenções da humanidade." Jornalista Audálio Dantas

 

"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa". (Declaração de Chapultepec sobre liberdade de expressão)  

 

"Limitar a liberdade de expressão, sob qualquer forma que seja, revela incompatibilidade com a democracia". 

Rodrigo Pinho, procurador geral de Justiça do Estado de São Paulo

 

"Falta de ética é não publicar notícia relevante". Thélio Magalhães, jornalista.

 

"O resto do mundo é mero aprendiz do Brasil em matéria de concentração da propriedade da mídia". Fernão Lara Mesquita, jornalista.

 

"O sigilo da fonte garante a revelação de  atividades ilegais". Judith Miller, repórter do New York Times

 

 

Os incisos do artigo 5o. da Constituição abaixo só não garantem a liberdade de imprensa, porque foram "esquecidos" pelos que julgam ações contra a liberdade de imprensa:

 

* "IV - É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato";

 

* "V - É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo...";

 

* "IX - É livre a atividade...de comunicação, independentemente de censura e licença";

 

* "XIV - É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional".