\VOZ DA TERRA

*Desde 1.963*
 

Jornal diário, virtual e impresso, que circula na cidade de Assis-SP, Brasil

 

Fórum assisense, troca de mensagens entre assisenses residentes em Assis-SP, no Brasil e no exterior.

Coordenador: Egydio Coelho da Silva

As mensagens recentes - estão no final da página

Volta a página inicial de Voz da Terra

Assis: fotos antigas

FÓRUM ASSISENSE EM 01 DE ABRIL DE 2009
De:
Francisco Garzo Neto

Cidade: Jaraguá do Sul. Estado: SC. País: Brasil

Para: Fórum assisense.
 

Prezado Egydio,
Dirijo esta mensagem ao Professor Rubens Cruz.
Ilustre Professor Rubens Cruz, fiquei feliz de obter notícias suas através da penúltima edição do Fórum Assisense.
Daí, não poderia deixar de enviar os cordiais cumprimentos a você e para a Professora Maria Inês, como ex-aluno do Ginásio Industrial Estadual de Assis nos anos de 1967 e 1968, assim, expressar a minha gratidão pelo privilégio de ter recebido os vossos ensinamentos.
A Escola Industrial não era só respeitada pelo curso profissionalizante que oferecia, mas também, por ser rigorosa com o aproveitamento do aluno.
Estejam certos, de que vocês muito contribuíram para a minha educação e evolução profissional.
Aproveito este momento para também reverenciar o Prof. Roberto, Prof. Durval, Prof. Therezinha, e, todos os demais Professores do G.I.E. da época, para dizer obrigado! e Deus os abençoe.

 

Resposta ao primo Antonio Monteiro de Barros (Oklahoma-USA) e cumprimentar a Prima Sônia Maria (Campinas-SP), e dizer que o nosso grau de parentesco não é tão distante, pois, nossas mães são primas-irmãs.
Prezado Antonio, eu tive a felicidade de conviver com o seu avô José Nogueira Piedade.
Freqüentemente nos encontrávamos na casa da minha avó Josephina com quem eu vivia, e também, por muitas vezes tive o privilégio de conversar com o teu pai na época que ele vivia em Brasília e visitava Assis, sempre foi na casa dos Tios Gastão e Zulica.
As famílias Piedade e Nogueira tinham o bom hábito de se visitarem regularmente, de querer bem os parentes e de passar horas a fio conversando.
 Entre um café e outro se fumava um cigarro de palha, e, havia que ser de um fumo de qualidade, forte, bom de fogo, exigência da minha avó e do teu avô.
Assim, muitas vezes, atendia-os indo até a Água do Almoço no município de Cândido Mota para encontrar o fumo de corda, que lá faziam.
Na época a estrada que ligava a cidade até o interior era um poeirão só e, quando calhava de seguir atrás de algum veículo ou simplesmente cruzar com alguém na estrada era terrível, nada se enxergava em centenas de metros à frente em razão da densa poeira vermelha.
Naquele tempo, as pequenas propriedades rurais ainda se mantinham viáveis economicamente com o café, além do que, as famílias que ali residiam, mantinham currais, chiqueiros, pomares de frutíferas de todas as variedades e qualidades.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 05 DE ABRIL DE 2009
De:
Silvio Tulio Spera

Cidade: Passo Fundo. Estado: RS. País: Brasil

Para: Fórum assisense.
 

Sobre a violência em Assis tenho a dizer que esta tragédia começou a se desenhar quando aí instalaram a Penitenciária. Foi nessa época que resolvi deixar a cidade, pois já estava prevendo o caos que o presídio traria a cidade.
Caro Sílvio,
Quando vejo a revolta das pessoas contra a instalação de presídios em sua cidade, lembro-me de decisão de José Sarney, então presidente da República, com relação ao lixo atômico.
Como nenhum Estado da Federação queria aceitar o lixo atômico em seu território, ele baixou um decreto determinando que cada Estado cuidasse de seu próprio lixo atômico.

O mesmo deveria acontecer com os presídios: cada município deveria cuidar de manter presos seus criminosos, que nasceram na sua respectiva cidade.
Abs. Egydio Coelho da Silva
 

FÓRUM ASSISENSE EM 14 DE ABRIL DE 2009
De:
Tatiana Silva

Cidade: Assis. Estado: SP. País: Brasil

Para: Fórum assisense.
 

Eu, Tatiana Silva, moradora do Jd. Paraná, gostaria de agradecer a empresa Transassis pela pontualidade nos horários. Fiquei contente com a mudança no itinerário na linha Jd Paraná, pois, agora a circular ficou mais rápida e não me atraso mais do serviço para a faculdade.
 

FÓRUM ASSISENSE EM 15 DE ABRIL DE 2009
De:
Edson Reis

Cidade: Indaiatuba. Estado: SP. País: Brasil

Para: Fórum assisense.
 

Prezado Egydio.
Estou enviando foto para os arquivos do Forum Assisense, tirada em 1968. Naquele ano, a empresa de transportes Andorinha, realizou uma excursão ao Salão do Automovel, em São Paulo. De Assis, fomos, meu pai, o Major Edson Reis - o terceiro na foto, da esquerda para a direita - eu, o quinto na foto, sempre da esquerda para a direita, então com 14 anos, o Marco Antonio Garcia, sexto na foto e o Eli Elias (setimo), representando, me parece, o Voz da Terra. Os dois senhores ao lado do Eli Elias são os proprietarios da Andorinha. São mais de quarenta anos. Naquela época, o Salão era realizado no Ibirapuera, em São Paulo - ainda não existia o Anhembi. Abraços. Edson Reis Junior. Indaiatuba - SP.
Caro Édson,
Clique aqui e veja a foto disponibilizada a internet. Abs.
Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM ASSISENSE EM 17 DE ABRIL DE 2009
De:
Rodrigo Christofoletti

Cidade: Assis. Estado: SP. País: Brasil

Para: Fórum assisense.
 

Olá caro Egydio. Sou Rodrigo. Escrevi um livro sobre os primeiros 50 anos da cidade de Assis.
Caso seja de seu interesse, posso enviar partes do projeto do livro que já está pronto... O livro versa sobre a posição político cultural de Assis entre os anos de 1905 a 1955, passando por seus principais personagens políticos da época. Estou iniciando so contatos pois pretendo publicar o livro em breve.  Abraço, Rodrigo Christofoletti. FGV-CPDOC.
Prezado Rodrigo,
Publicação de texto longos não é muito pertinente a este Fórum. Todavia, seria interessante que você fizesse comentários sobre o livro e também informando os passos para viabilizar essa publicação.
Abs.
Egydio Coelho da Silva
 

FÓRUM ASSISENSE EM 17 DE ABRIL DE 2009
De:
Rubens Cruz

Cidade: Assis. Estado: SP. País: Brasil

Para: Fórum assisense.
 

Caríssimo Egydio,
Fiquei emocionado com as palavras de meu ex-aluno Francisco Garzo Neto, lembrando nossos bons tempos do Ginásio Industrial de Assis.
De fato, Francisco, embora não haja escola perfeita, o Ginásio Industrial foi um exemplo de Escola (com E maiúsculo, sim).

A dedicação e o respeito eram a sua marca: dedicação de todos e respeito de todos para com todos (alunos, professores e funcionários). Quero lhe confessar que embora tenha tido a oportunidade de fazer uma carreira universitária completa, iniciada no ano de 1976, através da UNESP e de ter passado por vários de seus Campus, inclusive, por Botucatu - Departamento de Fisiologia, repito, sempre que minha grande realização profissional como Professor foi o nosso querido Ginásio Industrial, hoje CEETESP "Pedro D'Arcadia Neto".
Não raro, em Assis ou qualquer outro local do Pais e até fora do Brasil já me encontrei com alunos do G.I.E.A. e sempre ouvimos as mesmas referências.
De maneira geral, os estudantes que por lá passaram, caro Francisco, como você venceram na vida. Dos professores que você citou, tenho contacto com alguns. Dona Terezinha continua morando na Rua Brasil, O Roberto Marcon mudou-se para Mato Grosso, o Dorival (seu "Doriva", lembra-se) também mora em Assis e infelizmente nosso querido Humberto Machado recentemente foi chamado para morar no céu.
Um grande abraço. Rubens e Maria Inez

FÓRUM ASSISENSE EM 24 DE ABRIL DE 2009
De:
Maria Lúcia de Andrade Paiva

Cidade: Porto Alegre. Estado: RS. País: Brasil

Para: Fórum assisense.
 

Bom dia, estou procurando uma amiga há uns 15 anos, esses dias me lembrei que, quando fui com ele a Assis (sua cidade natal), nós fomos passar uns dias na fazenda do ex-prefeito Reinaldo Silva (pai de Diego e Mauro, talvez eles ou vocês consigam me colocar em contato com ela, seu nome é Josi Meire, acho que o sobrenome é Sant'Ana, sei que ela é psicopedagoga, eu a conheci quando ela foi trabalhar com deficientes de aprendizagem em São Paulo, por favor se tiverem qualquer notícia dela me avisem, muito obrigada.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 27 DE ABRIL DE 2009
De:
Iza Teixeira de Carvalho

Cidade: Cuiabá. Estado: MT. País: Brasil

Para: Fórum assisense.
 

Adorei! Eu sou filha de Assis ha 60 anos; estou há 20 anos em Cuiabá, mas o amor e carinho que tenho pela minha cidade esta aqui dentro do meu coração que bate forte ao recordar dos tempos bons de Assis olhando as fotos de pessoas famosas que conheci, políticos, professores, achei a foto de uma amiga Sueli Aguiar (saudades) parabéns jornalistas.
Que feliz idéia de procurar assisense por esse mundo afora! Abraço a todos. Obs: minha mãe e todos meus familiares moram em Assis.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 28 DE ABRIL DE 2009
De:
Gertrudes Carasek

Cidade: Passo Fundo. Estado: RS. País: Brasil

Para: Fórum assisense.
 

Prezados amigos
Nasci em S.Paulo em 1936, mudamos para Maracaí[Colonia Riograndense] em 1939. Onde ficamos até 1945.
Meu pai Herbert Grunenberg era filho José Grunenberg.Meu avô tinha uma oficina em Maracaí perto da Delegacia de Policia, junto com o sobrinho Bruno.
Gostaria muito de receber informações a respeito da nossa familia. Se ainda existe alguem na região?
Tenho algumas fotos antigas da Colonia, se houver interesse posso escanear e enviar.
Agradeço antecipadamente qualquer informação.
Cara Gertrudes,
Pode enviar as fotos; forem pertinentes serão colocadas neste Fórum. Abs.
Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM ASSISENSE EM 28 DE ABRIL DE 2009
De:
Flávio Soares

Cidade: São José dos Campos. Estado: SP. País: Brasil

Para: Fórum assisense.
 

Sr. Egydio:
Morei em Assis de 1975 a 1988 na vila Santa Cecília, época em que meu avô, Clésio Soares, foi transferido para Assis para aposentar-se, quando ainda era funcionário da FEPASA. De lá para cá visito Assis uma vez que ainda tenho parentes aí.

No último feriado da Páscoa estive na cidade de Assis para visitar um primo que mora próximo a escola Clybas Pinto Ferraz. Fazia tempo que não ia para Assis, uns dois anos e meio, se não me falha a memória. E para minha surpresa deparei-me com o abandono da praça localizada em frente ao colégio Ipê.
Creio que as autoridades deveriam ter um pouco de atenção com aquela praça. O antigo parquinho,em que brincava quando era criança, está desativado. E o que sobrou da fonte luminosa foi coberto com terra.
A praça era o melhor local do bairro onde a molecada brincava e jogava bola. Me recordo do Josmar (soube que está em Brasília), filho do sargento do TG, o Júlio e o Luiz Henrique, filhos da 'dona' Durvalina, o Ricardo e o Gláucio, filhos do 'seu' Marcos da Devar, o Alexandre que morava na esquina da Orozimbo com a Campos Novos, o Gilberto (foi advogado de meu pai e hoje está em SP), filho do 'seu' Gilberto do Banco do Brasil. Flávio Soares - São José dos Campos.

 

FIM DAS MENSAGENS

Observação do coordenador: favor  não se esquecer de informar nome completo e a cidade de onde envia o email.

 

Fórum assisense: mensagens anteriores
Portal para fotos antigas de assisenses

Fórum assisense: mensagens recentes

Pagina principal

 Participe e/ou fale com o coordenador do Fórum assisense (de qualquer computador)
ou

Participe e/ou fale com o coordenador do Fórum assisense (por email)

(Não esquecer de escrever o nome completo e a cidade de onde envia o email)

 

“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último” (Thomas Jefferson).

Clique aqui para ver mais pensamentos e máximas sobre liberdade de imprensa

Empresa, que patrocina e torna

 possível esta página na internet. 

Em Monte Verde:

Clique na foto do hotel 

e veja sua página na internet.

MONTE VERDE-MG

 

Texto de mensagem - que  contenha ostensivo  marketing comercial ou  propaganda  política pessoal  -  não será repassado aos demais participantes do fórum.  

 Para se cadastrar e receber as mensagens gratuitamente ou participar deste fórum, envie email para:  Egydio Coelho da Silva   

email:  

vtmv@monteverdemg.com.br 

 

 Observações para o bom funcionamento

deste fórum

01) Solicita-se aos participantes que - antes de enviar sua mensagem -  a leiam, corrigindo digitação e também evitem palavras agressivas. Os textos redigidos com todas as letras em maiúsculas serão transformados em minúsculas.

02) O objetivo primordial desde fórum é trocar informações, idéias e opiniões sobre assunto que diz respeito a Assis e sua região e com isso formar opinião pública para "melhorar a região"  no sentido amplo da expressão; 03) Ampliar a amizade entre os participantes.  

04) Localizar os assisenses espalhados pelo mundo.

05) As opiniões e discussão dos assuntos serão sempre no campo das idéias e nunca pessoal;

06) As críticas a políticos e administradores devem se ater aos atos e evitar adjetivos. Em vez de dizer nominalmente que o vereador, o prefeito ou deputado é incompetente, desonesto, etc. deve-se citar o fato e a ação que por si só ilustram o perfil de quem praticou. A conclusão adjetivada fica por conta do leitor da mensagem e deve ser evitada por quem envia a mensagem.

07) Se a referência a outro colega participante do fórum for depreciativa e/ou ofensiva em termos pessoais, a mensagem não será repassada.

08) Deve-se evitar a utilização deste fórum para marketing comercial ou político.

09) Deve-se evitar disponibilizar os respectivos emails no texto da sua mensagem ao fórum. Pois é repassado a todos indistintamente.

Este fórum é encontrado no website: www.ajorb.com.br/vt-forum

10) Os textos veiculados neste fórum também são enviados para a redação de Voz da Terra de Assis.

11) Se você se sentir prejudicado com qualquer notícia aqui divulgada ou no jornal impresso VOZ DA TERRA e quiser se utilizar do direito de resposta, favor enviar email de volta, que a sua opinião será divulgada com o mesmo destaque e enviada para as mesmas pessoas que receberam esta mensagem.

12)  Pede-se aos participantes respeito e tolerância pelo direito de expressão de pensamento de cada um, tendo como filosofia o pensamento de Voltaire: 

"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-la".  

13)  Solicita-se que antes de enviar a mensagem, o texto seja lido novamente e se faça a sua correção num programa  de  corretor de texto.

14) Os textos devem ser sempre de autoria de quem os envia para o Fórum. Textos repassados de terceiros  não serão enviados aos participantes.

Os textos, desde o início deste fórum, você encontra no URL: www.ajorb.com.br/vt-forum

 

Grato.

Egydio Coelho da Silva, coordenador do fórum assisense

Email: vtmv@monteverdemg.com.br

Máximas sobre liberdade de imprensa e livre manifestação do pensamento:

 

*“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último” (Thomas Jefferson).

 

* “A imprensa, numa vigorosa prestação de serviço, será a memória da cidadania contra o corporativismo de interesses menores, quer no Executivo, Legislativo e Judiciário” (Carlos Alberto Di Franco).

 

“Que o bem da liberdade segue imediatamente os bens da vida e da integridade física, demonstra-se facilmente, pois, a liberdade foi sempre constantemente um dos mais altos fins dos esforços e das aspirações humanas” (Adriano de Cupis).

 

* “Libertas omnibus rebus favorabilior est” ( “Em todos os casos a liberdade é mais favorável”), Brocardo Romano.

 

* “ A imprensa é um dos meios mais importantes de crítica e controle público permanente” (Konrad Hesse)

 

* “A imprensa livre é o olhar onipotente do povo” (Karl Marx).

 

* “A imprensa livre é o espelho intelectual no qual o povo se vê e a visão a si mesmo é a primeira condição da sabedoria” (Karl Marx).

 

“Nossa Constituição Federal (1988) protege, de maneira veemente, o direito de informar, o direito de se informar e o direito de ser informado” (Oduvaldo Donnini, autor do livro “Imprensa livre, dano moral e dano à imagem...pág.206)

 

* “A medida que a comunicação se torna maior e melhor, fica claro que a intolerância é a verdadeira pequenez do homem”, Spielberg

 

* "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras" (o artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos-ONU, as


"Creio na imprensa sem restrições, porque creio no poder da razão e da verdade".

Rui Barbosa

 

"Infringem a  ética:

o juiz que não julga, 

o promotor que  não denuncia, 

o advogado que não defende, 

o jornalista que não noticia o que sabe ou 

não escreve o que pensa".

Medeiros de Abreu

 

"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-la".  Voltaire

 

Indenização, em dinheiro, por dano moral somente indeniza a moral de quem não tem moral.

Medeiros de Abreu 

“O interesse coletivo deve prevalecer em relação ao particular”. Ministros Marco Aurélio e Gilmar Mendes em decisão sobre crime de imprensa.

"O segredo é aliado da corrupção". Ministro Waldir Pires  

"Julgar idéias é uma das mais infelizes invenções da humanidade." Jornalista Audálio Dantas

 

"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa". (Declaração de Chapultepec sobre liberdade de expressão)  

 

"Limitar a liberdade de expressão, sob qualquer forma que seja, revela incompatibilidade com a democracia". 

Rodrigo Pinho, procurador geral de Justiça do Estado de São Paulo

 

"Falta de ética é não publicar notícia relevante". Thélio Magalhães, jornalista.

 

"O resto do mundo é mero aprendiz do Brasil em matéria de concentração da propriedade da mídia". Fernão Lara Mesquita, jornalista.

 

"O sigilo da fonte garante a revelação de  atividades ilegais". Judith Miller, repórter do New York Times

 

 

Os incisos do artigo 5o. da Constituição abaixo só não garantem a liberdade de imprensa, porque foram "esquecidos" pelos que julgam ações contra a liberdade de imprensa:

 

* "IV - É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato";

 

* "V - É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo...";

 

* "IX - É livre a atividade...de comunicação, independentemente de censura e licença";

 

* "XIV - É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional".