\VOZ DA TERRA

*Desde 1.963*
Jornal diário, virtual e impresso, que circula na cidade de Assis-SP, Brasil

 

Fórum assisense, troca de mensagens entre assisenses residentes em Assis-SP, no Brasil e no exterior.

Coordenador: Egydio Coelho da Silva

As mensagens recentes - estão no final da página

Volta a página inicial de Voz da Terra

Assis: fotos antigas


 

FÓRUM ASSISENSE EM 04 DE SETEMBRO DE 2009
De: Cyrilo Luciano Gomes
.

Cidade: Mairiporã. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.


"A boa idade".

Meu caro Egydio.
Não encontro ninguém afirmando ser a 2ª idade mais preciosa que a 1ª, posso presumir então ser ilógico entender que a 3ª idade não é brilhante quanto à 2ª.
A diferença básica entre elas está na agregação de conhecimentos e experiências. A ausência de algum tirocínio pode tornar a vida mais aventureira e atraente. Menos chata, é verdade.
Por isso escrevo dando conta de lembranças antigas, de antigos assisenses. Eles deram vida a esta cidade nos tempos gostosos e remotos. Na época não eram aporrinhadores.
Certamente inúmeros leitores matam um pouco a saudade com estas recordações.
Marcelino de Souza sai à tarde de sua casa com a bola debaixo do braço direito e a bomba de encher a bola do braço esquerdo. Sempre vinha acompanhado de alguns adolescentes. Lá no campo, dividia os times e comandava o treino com a autoridade de quem era o dono da bola, da bomba e das camisas.
Nomeava o Bade para bater o escanteio, ia para a área, tirava o relógio do pulso (relógio naquele tempo não era coisa de troco), erguia o braço e apontando o relógio gritava: Eu quero a bola aqui.
O Bade, Laurindo (sempre o melhor do campo) nunca acertou o aparelho, mas não lhe faltou vontade.
Caro Cyrilo,
Não me parece correto comparar vantagens de uma idade sobre a outra. O mais certo, no meu entender, que são diferentes.
Cícero, que nasceu em 103 e foi assassinado em 43 a.C., aos 60 anos de idade, a mando de  Marco Antônio, diz em seu livro "Saber envelhecer", que "somente os idiotas se lamentam de envelhecer".
E afirma: saber envelhecer é encontrar prazer em todas as idades. E dá um exemplo de seu prazer de viver: quando se come ou se bebe alguma coisa gostosa, os últimos bocados e/ou os últimos goles são os mais deliciosos.
Cabe salientar que este Fórum  de moradores oferece mais prazer aos de terceira idade, porque têm histórias a contar e muito mais saudade para curtir, que são grandes prazeres que a vida nos oferece.
Abs.  Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM ASSISENSE EM 06 DE SETEMBRO DE 2009
De: Antonio Carlos Holmo
.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.


Egydio.
A minha mãe, Brígida Lombardi Holmo, faleceu dia no 4 de setembro, sexta-feira passada, a uma e meia da madrugada, aos 93 anos e véspera do aniversário de casamento dela com meu pai, se vivos completariam 74 anos de casados. Ela faria 94 anos no dia 8 de outubro.
Deixa os filhos: Adelson, Arletti, Adailton, Arlei e Antonio Carlo (Nenas), 14 netos e 14 bisnetos.
Agora os dois descansam na Casa de Deus.
Abraços.
Caro Antonio Carlos,

Embora você deva se sentir feliz por tê-la presente em sua vida, viva durante 93 anos, que é privilégio, a perda da mãe em qualquer idade é sempre muito triste.
Meus profundos sentimentos de pesar a você e seus familiares pelo falecimento de sua mãe, os quais, com certeza, também são compartilhados por todos os participantes deste Fórum de moradores de Assis. Abs.
 Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM ASSISENSE EM 06 DE SETEMBRO DE 2009
De: Marcos Leão de Carvalho
.

Cidade: Paulínia. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.


Se algum participante do Forum Assisense tiver noticias do Sr. Jaime Bueno, que morava próximo ao Lucas Tomas Menk, e estudava no IEE Clybas Pinto Ferraz, gostaria de saber do paradeiro dele e se tem como entrar em contato. Meu email: mloak@terra.com.br
Fico desde já muito agradecido.
 

FÓRUM ASSISENSE EM 06 DE SETEMBRO DE 2009
De: Júlio César de Oliveira
.

Cidade:   . Estado:  . País: Brasil.

Para: Fórum assisense.


Prezado Sr. Egydio:
Comecei a receber e a ler o Fórum Assisense quando enviei uma mensagem a procura de uma pessoa da família. Desde então não deixo de ler todas as edições que me são enviadas, não só por este motivo mas também pelo seu conteúdo.
Na edição que recebi na data de hoje, me deparei com a mensagem de Paulo Cardoso. Por favor, será que o Sr. poderia repassar meu email para ele:  julioeua@yahoo.com.br
Gostaria de saber se o Paulo Cardoso é descendente de Olympio Cardoso. Sou genealogista amador e este Sr. Olympio é um parente que ninguém da família tem noticias desde os anos 50 sendo que ele estava radicado em Assis. Desde já agradeço a sua atenção para esta minha importante pergunta. Saudações. Júlio Cesar de Oliveira

 

FÓRUM ASSISENSE EM 07 DE SETEMBRO DE 2009
De: Luiz Carlos Dalbem
.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.


Existem muitos filhos de Assis espalhados pelo mundo todo.  Porque sai de Assis em 1973: Os jovens na faixa etária de 16 a 25 anos não conseguiam emprego e por esta razão foi gerado o êxodo, quando a Capital começou a receber em grandes proporções o povo do interior. Hoje nossa cidade cresceu atingindo em torno de 98 mil moradores. Tenho fortes lembranças da estrada de ferro em plena atividade e ainda dos trens de passageiros dos quais desfrutei, indo para a capital e Porto Epitácio, diria hoje que bons tempos.
Servi no tiro de guerra com um dos Guazelis, isto em 72. Minha professora no primeiro ano foi Dona Yara, que com sua paciência levava no período da tarde para sua casa, os alunos com dificuldades no aprendizado. Soube da morte de seu esposo e quanto a ela não sei se permanece viva. Aos meus conterrâneos meu sincero abraço.

Prezado Luiz Carlos,
Acho que você se refere à Zara Bertoncine, cujo esposo Nílson Simões Ferreira Machado foi meu colega e amigo e faleceu em acidente de automóvel.
Zara está viva sim. É amiga de minha mulher, Nair de Almeida que é também professora primária e lecionou em Assis e Cândido Mota em 1963/1964. Zara está aposentada e mora em Araraquara. Abs.
 Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM ASSISENSE EM 11 DE SETEMBRO DE 2009
De: Antônio Carlos Maschio
.

Cidade: Americana. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.


Prezado Egydio,
Desde o momento em que adquiri o livro "Assis de A a Z" na época de seu lançamento e presenteei um amigo daqui que morou em Assis, tomei conhecimento do Forum dos Moradores de Assis. Dessa época em diante passei a acessá-lo assiduamente.
Deparei-me hoje com um texto de Luiz Carlos Dalbem, sobre sua primeira professora dona Yara. A dona Yara a que ele se refere entendo ser a mesma que foi minha professora no primeiro ano no Grupão, Grupo Escolar João Mendes Júnior, encravado entre a Rua Brasil e Rua José Theodoro.
Aquela professora era a dona Yara Feitosa Fagiolli, esposa do Vasco Vittório Fagiolli, que foi Chefe da Fiscalização Estadual e candidato derrotado em duas eleições para Prefeito de Assis se não me falha a memória. Bons tempos aqueles, 1959/1960.
Ganhei da querida professora no encerramento do ano o livro "O Sapo Felizardo" por ter sido um dos primeiros da classe. Perdi esse livro por volta de 1976, mas recentemente ganhei um exemplar de um sobrinho que o adquiriu em Sêbo numa cidade das Minas Gerais.
Quando li o nome da professora Yara, quantas recordações da infância meu Deus! Rua Brasil, Rua Senhor do Bonfim, Campo da Ferroviária, Escola Industrial com o querido professor Rubens Cruz em início de carreira mas sempre brilhante. Um abraço a você e a todos os que acessam este Forum.
Caro Antonio Carlos,
Sua mensagem foi muito boa e esclarecedora, pois pensei que a professora Yara, a que Luiz Carlos Dalbem se referia, fosse a Zara Bertoncine. Grato pela colaboração.
Abs.  Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM ASSISENSE EM 11 DE SETEMBRO DE 2009
De: Celso Peres
.

Cidade: Pirassununga. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.


Meu pai, Edirez Peres, nascido em Assis no ano de 1920, foi na década de 1930 um grande esportista.

Temos comprovação de seus feitos anotados em diversas publicações da época, bem como anotações. Seus troféus foram inúmeros no atletismo, voleibol, handebol e outras modalidades.
Sempre citando sua cidade de origem. Gostaria de saber se existe um modo de homenageá-lo, ainda que tardiamente? um abraço fraternal e obrigado.
Caro Celso,
Acho que você já está homenageando seu pai, resgatando seus feitos esportivos, que davam destaque também a Assis, já que ele se orgulhava de sua terra natal.
Envie um perfil biográfico de seu pai, que divulgaremos aqui neste Fórum de moradores.

Abs.  Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM ASSISENSE EM 11 DE SETEMBRO DE 2009
De: Ivo Gomes Prado
.

Cidade: Assis. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.

 

Egydio,
Sobre a notícia do desmonte da saúde pública do Estado de São Paulo pelo governador Serra, no que o nosso Hospital Regional incluído, venho fazer alguns alertas.
O prédio desse Hospital, hoje em posse do poder público, foi construído por iniciativa de um grupo de pessoas do Rotary Clube de Assis. Entre os administradores me vem a lembrança alguns como o saudoso Dr. Joelson Leal Lisboa, o Dr. Arthur do DER, o Dr. Pedro Marques e muitos outros homens de luta a favor de Assis.
Naqueles tempos não havia o pensamento de ser passado para a administração estadual e sim fazer parte do complexo da Santa Casa, pensando-se inclusive em trazer uma Faculdade de Medicina para Assis.

Mas quase acabado viu-se que não haveria condições de geri-lo devido à escassez de recursos. É um grande hospital do qual muitas cidades, inclusive Marília, têm inveja, pelo que me disse um dos professores da Famema.
Agora surge a questão: Esse prédio foi doado ao Estado para funcionar como Hospital Estadual. Dessa forma, é legal essa privatização mesmo que em parte? Creio que não. E devemos lutar para que isso jamais aconteça.
E ainda mais uma questão: O Hospital Psiquiátrico, construção administrada pelo Lions Clube de Assis, tendo à frente os companheiros leões Dr. Renato, o saudoso Álvaro Teixeira de Carvalho, o gov. Arlindo e tantos outros mais, também entraria nessa privatização? Vamos ficar de olhos abertos nisso também.
Fica aqui a questão para ser discutida em nível mais amplo, inclusive os diversos clubes de serviço do Rotary em nossa cidade.
Texto enviado aos Senhores vereadores de Assis.
"
Há tempos venho vendo algo que deve ter passado desapercebido por Aqui em Assis tem um posto, ou míni agência do Santander em prédio da Prefeitura Municipal, onde durante muitos anos funcionou a câmara de vereadores. Totalmente independente do prédio que abriga a administração municipal, em ponto estratégico e de frente para a nossa Avenida principal. E, segundo consta, nem sequer pagam aluguel. E mais, isto foi feito a troco de pagarem a folha de pagamento dos barnabés municipais. O que tenho visto é justamente o contrário, os Bancos pagarem para ficarem com a folha de pagamento. E também cobrar-se os aluguéis devidos, tanto do Posto de Serviço como do Quiosque.
Além dos postos de serviços em diversas repartições públicas estaduais onde nada pagam, nem a folha de pagamento.
Está correto isso?"

Abraços a todos os participantes do Fórum. Ivo Prado.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 12 DE SETEMBRO DE 2009
De: Noel Gonçalves Cerqueira
.

Cidade: Guarujá. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.

Ao ler o comentário enviado por Roseli Zanirato, não pude deixar de relacioná-la com um jovem estudante da cidade de Ourinhos - pela simples coincidência do sobrenome. Zanirato, é assim que meu irmão Aureliano a ele costuma se referir com respeito e admiração.

Ao recapitular a década de 60 - quando participava da organização dos primeiros sindicatos de trabalhadores rurais, poucos devem se lembrar da SUPRA - lembra que o então secundarista naquela altura já participava dos movimentos estudantis e demonstrava vivo interesse pelas questões político / ideológicas difundidas na época.

Mais adiante, o jovem ourinhense também teria se mudado para São Paulo onde, definitivamente, teria se engajado na resistência ao Regime Militar.

Ao que me parece, Zanirato seria a Helenira ourinhense - lamentavelmente, ainda sem o mesmo reconhecimento Noel Gonçalves Cerqueira - Guarujá - SP.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 12 DE SETEMBRO DE 2009
De: Noel Gonçalves Cerqueira
.

Cidade: Guarujá. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.

A ausência de comentários no fórum (assisense) sobre as medidas adotadas para conter a violência na cidade de Assis, não deixam de causar preocupação.

Ao que parece, essa intervenção administrativa está calcada no *Poder de Polícia*, que por sua definição: restringir ou até mesmo coibir direitos indivíduos para atender interesse coletivo " andava meio fora de moda.
Juristas de renome e até mesmo tribunais já o consideravam superado e até mesmo costumam apontar no instituto resquícios de inconstitucionalidade.

Mesmo sabendo que a cidade de Assis, no período que antecedeu as medidas, convivia com altos índices de criminalidade e a sociedade clamava por uma atuação mais efetiva dos órgãos responsáveis pela segurança, talvez a melhor opção fosse a correta aplicação do regramento jurídico disponível, por certo ainda não esgotado.
Reconheçamos, nesta altura do nosso desenvolvimento social, que o Poder de Polícia é ato de exceção, particularmente quando se vive em uma cidade culturalmente privilegiada, onde não existem favelas, tampouco quistos sociais.
À distância, apesar dos raros e esparsos questionamentos, as medidas continuam sendo aplicadas e a sociedade,ao que parece, as tem recebido com resignação, mesmo não sabendo até onde podem chegar. Não custa lembrar: nesses casos, a preocupação maior fica por conta do poder que se costuma atribuir ao guarda da esquina!
Em todos os aspectos, tanto para o bem, como para o mal, a experiência atualmente vivida pela sociedade assisense não deixa de ser um retrocesso!
Caro Noel,
Pelo seu texto acima, você está entendendo que a Polícia em Assis estaria agindo arbitrariamente para coibir o excesso de crime que vinha acontecendo na cidade. É isso?

Há quem diga que a Polícia no mundo inteiro é invariavelmente arbitrária, principalmente quando adota a filosofia de "tolerância zero". Não sei se está acontecendo isso em Assis. De qualquer forma, fica difícil qualquer crítica quando o povo com certeza tem por desejo que "em dúbio pró honesto" e pau no desonesto.
Mas o limite quem deve dar é a sociedade, que está vendo seu direito de ir e vir e de não ser morto e assaltado desrespeitado.
Daí não me parecer justo crítica a este Fórum. Desde que me chegaram informações e constatei o nível de criminalidade intolerável na cidade, insisti que o caminho não era somente criticar a eficiência policial. Era sim a participação da comunidade principalmente via Conseg.

Mas a reação da sociedade foi mais forte e se viu foi passeata com centenas de pessoas na rua reclamando segurança.
E me parece que o Governo Estadual respondeu e exigiu mais rigor e eficiência policial.
Na minha opinião não é a polícia que deve endurecer e se empenhar a fundo, é a sociedade que não deve achar que o problema está resolvido e se acomodar.
É fundamental que se fortaleçam os Consegs e que as lideranças locais motivem o povo a participar dos Consegs.
Como diz um provérbio russo: "Não se economiza em segurança" e economia aqui não é só investimento; é também participação.

Por isso, devemos nos lembrar sempre das palavras de Leroy Baca, xerife de Los Angeles: “A estreita ligação entre a comunidade e os policiais é a base da segurança no Século XXI”.
Noel, sua colaboração é muito útil e vamos esperar que outros se manifestem. Abs.
 Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM ASSISENSE EM 15 DE SETEMBRO DE 2009
De: Cyrilo Luciano Gomes
.

Cidade: Mairiporã. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.

Meu caro Egydio.
Não, o poder de polícia não é ato de exceção.
Após o regime de ditadura criou-se, como era de se esperar, um entendimento contrário ao exercício de qualquer poder, como se alguns não fossem legais. Esta reação seria previsível, mas é irracional.
O poder é uma faculdade ou direito de exercer certas funções ou prerrogativas. O poder de polícia é a prerrogativa que cabe ao Estado de poder fazer, ordenar e expedir toda a espécie de leis, regulamentos e ordens, úteis e razoáveis, não contrárias à Constituição, para o bem e a utilidade do povo e cidadãos.
Ao Estado ainda se concede o poder discricionário que lhe faculta agir ante uma necessidade inevitável, decorrente da incessante mobilidade da vida social, cujas contingências nem sempre estão contidas nas previsões legislativas. Ainda se entendêssemos que a concessão deste poder se constituiria em mal, diríamos que se constituiria em um mal necessário.
Possivelmente, meu caro Egydio, a situação de insegurança reinante em Assis justifique medidas aparentemente arbitrárias, mas elas deverão ser tomadas, desde que respeitados os princípios constitucionais.
É óbvio que o poder de polícia é confiado a um número fechado de pessoas, não ao guarda noturno. O Delegado de polícia detém o poder de polícia. Abraços a todos. Cyrilo.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 15 DE SETEMBRO DE 2009
De: Adinílson
.

Cidade: Assis. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.

Caro Egydio,
Deve se lembrar que fui um dos críticos do desempenho de nossas polícias em Assis.
Estava mesmo com vontade de interagir neste fórum no intuito de elogiar os trabalhos iniciais que nossas polícias estão fazendo em nossa cidade, tanto é que as várias manifestações que lia neste fórum falando da violência, já não as vejo mais.
Sei que tem razão no que se refere a que o trabalho não está acabado e que por enquanto ficou somente nas ações da polícia.
Não vejo na verdade a sequencia pelo menos na mídia das propostas sugeridas nas reuniões com relação a segurança, digo por parte da prefeitura e ou de nosso poder legislativo.
Aparentemente para eles o problema está resolvido. Será?
De toda forma, como converso com amigos e parentes e me apoio no que venho escutando, comento o seguinte com relação ao posicionamento do Sr. Noel:
- Quem não deve, não precisa temer a polícia.
- Até o momento não tive nenhuma informação de cidadãos honestos de que foram desrespeitados por policiais, sejam civis ou militares, desde que estivessem cumprindo a lei.
- A população evidentemente não se manifesta contra, ainda não se sente segura como era até pouco tempo atrás e claramente apóia as ações de nossa polícia.
Em minha concepção, graças a Deus e as manifestações de nossa sociedade, nossos comandos de nossas polícias foram substituídos por pessoas que realmente querem trabalhar e permitem que nossos policiais trabalhem. Da mesma forma, agradeço o apoio de nosso poder judiciário que tem ajudado a polícia a melhorar os índices de segurança de nossa cidade.
Espero e estou de olho nas atitudes que serão tomadas por nossos líderes políticos no que se refere as câmeras que seriam instaladas na nossa cidade. Grato pela oportunidade.
Adinilson.Assis

 

FÓRUM ASSISENSE EM 15 DE SETEMBRO DE 2009
De: José Antônio Cunha
.

Cidade: Santos. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.

Egydio,
Quando Luis Carlos Dalbem perguntou sobre sua professora Yara, sua resposta colocou-o em dúvida, dizendo que o mesmo poderia estar enganado, sendo o nome correto seria de Zara Bertoncini, sua amiga. Será que ele não estava se referindo a professora Yara Feitosa Fagioli, viúva do saudoso Vasco Vitório Fagioli?
Caro Jose Antonio,
Eu que me enganei, mas, felizmente, o assunto já foi esclarecido pelo
Antônio Carlos Maschio em mensagem enviada a este Fórum em 11/09/2009.

Abs.  Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM ASSISENSE EM 16 DE SETEMBRO DE 2009
De: Gesner Aparecido Dias
.

Cidade: Atibaia. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.

Embora esteja distante de Assis já há algum tempo sempre vem a lembrança...e a saudade...

****

Saudades...

Poema de: Charles Chaplin

Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios

Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador

Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos

Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz

****

Saudade
Poema de: Pablo Neruda

Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já...
 
Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida...

Saudade é sentir que existe o que não existe mais...
Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam...

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.

E esse é o maior dos sofrimentos:
não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.
O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.

*****

Caro Gesner,
Sua seleção de poesias, com o tema saudade,  cabe muito bem neste Fórum de moradores, cuja maioria dos participantes é emigrante de Assis. Neles a saudade bate bem mais forte. Abs.
 Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM ASSISENSE EM 16 DE SETEMBRO DE 2009
De: Lurdinha Miguel
.

Cidade: . Estado: . País: Brasil.

Para: Fórum assisense.

Bom dia? fiquei muito contente em receber as fotos antigas de nossa querida cidade de Assis, inclusive faço parte de uma delas da turma dos formandos da 8ª série do Colégio Ernani Rodrigues/ 1969. Gostaria que passasse meu email
malumiguel05@hotmail.com para Maria da Graça Silva Guarnieri que enviou esta foto, para poder entrar em contato e recordar os velhos tempos. um abraço cordial.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 16 DE SETEMBRO DE 2009
De: Fernando Simões
.

Cidade: Americana. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.

Caro Egydio...boa tarde!
Estava lendo o forum em vc é o mediador e deparei com uma mensagem de um leitor (Luis Carlos Dalbem) em que relembra de sua estada em Assis nos idos anos de 1973. Tendo como sua professora minha mãe (Zara Itália Bertoncini Simões), talvez seja ela mesmo que tenha sido sua professora, pois ele parece ter confundido seu nome (Yara). Bem, quero apenas corrigir uma informação que vc passou...minha mãe está morando em Campinas, ela mudou de Assis no ano de 2001, veio para Americana e um ano depois foi morar em Campinas. Ela tem 4 filhos, eu Fernando, moro em Americana e meu irmão Anselmo e minha irmã Ana Lúcia moram em São Paulo e finalmente minha outra irmã que é gemea da Ana Lúcia e se chama Ana Leda mora em Ourinhos onde dá aulas em uma faculdade de enfermagem. Abraço. Fernando Simões

 

FÓRUM ASSISENSE EM 16 DE SETEMBRO DE 2009
De: Adriana Martins Algranti
.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.

Olá Egydio,
Gosto muito de receber as notícias do fórum.
Saí de Assis em 1979 aos 10 anos e tenho muitas saudades! Minha mãe era professora no Carolina Burali.
Como minha duas avós já se foram desta vida, quase não vamos mais para nossa amada terra natal.
Há uns 3 anos anos , tivemos uma grata surpresa quando um amigo de infância do meu marido paulistano começou a namorar e agora casou-se, no último dia 27 de junho, com a Marta Pessoa Cardoso, filha do Sr. Mario Cardoso. Foi uma ótima forma de termos mais contato com nossa terra.
Minhas gratas lembranças: a professora Maria Arão, O Porão (nas férias), os clubes São Paulo e Country Clube na Infância, as bagunças na casa das amigas nas férias.
Uma curiosidade: você é de Assis, mora em São Paulo e tem um hotel naquele paraíso que é Monte Verde?
Abs e Obrigada por trazer lembranças tão boas à tona!
Prezada Adriana,
Não nasci em Assis; sou natural de Botucatu e, desde os 17 anos, vivo em São Paulo.
 Minha família é de Botucatu e meus ancestrais (avós e até os sextos avós) nasceram e viveram na Ilha da Madeira. Veja em
* Os primeiros com sobrenome Coelho da Silva.
Meu filho único, Paulo Egídio, nasceu em Assis em 15/10/1963.
Sempre conto que fui para Assis por engano, mas tive sorte, pois, hoje a maioria dos meus amigos é assisense.
Abs.  Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM ASSISENSE EM 18 DE SETEMBRO DE 2009
De: Marcos Barrero
.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.

Salve, Egydio.
Ausente no texto, permaneço fiel a este Fórum na leitura. Achei interessante a afirmação de Luiz Carlos Dalbem sobre o êxodo de assisenses nos anos 1970, principalmente para São Paulo. Não tinha saída. Sem perspectivas locais no contexto de então, o jeito era ir embora (e isso doía como em certo poema de Drummond). Na verdade, aquela geração se atirou ao espaço ou a um simbólico mar. Como os portugueses - com o país em situação muito difícil - acharam a saída e a sobrevivência pelo mar, pouco antes da descoberta do Brasil.
Acho que esse é um tema de tese para os estudantes de História das universidades locais. Ninguém tratou do assunto ainda. Assis perdeu muito com isso e os reflexos começaram a ser sentidos a partir dos anos 1980.
Apenas um exemplo: as grandes lideranças locais e regionais não surgiram para substituir as anteriores. Criou-se ali um buraco negro. Na política, o que se verificou, a partir de então, foi um deserto de ideias e realizações.
Os bons profissionais, em várias atividades, estão espalhados literalmente pelo mundo. Na maioria dos casos, num exílio forçado. É comum achar um assisense, aqui e ali, fazendo coisas extraordinárias. Menos em Assis. O tema pede mais reflexão e uma tese - afinal, os cursos de História, seus professores e alunos, têm essa obrigação.
Quanto ao Dalbem, fizemos o Tiro de Guerra juntos.
O Guazelli, a quem ele refere, é o conhecido psicólogo e ex-padre, um dos personagens do meu livro "Assis de A a Z".
A turma era muito boa e vestimos farda em plena ditadura, no ano da inauguração da sede nova do TG. Antes, o prédio era de madeira. Encaramos os sargentos Tarciso e Andrade... Abraço a todos.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 18 DE SETEMBRO DE 2009
De: Antonio Carlos Holmo
.

Cidade: São Paulo. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.


Olá Egydio.
Temos aí algumas fotos históricas dos quatro amigos, um grupo musical assisense onde o Moacir Franco está no meio deles numa das fotos..Os “Quatro Amigos” constituem um grupo musical vocalista que se formou nos anos 60, mais precisamente em 1962, composto por

Quatro Amigos MF - Téka, Roberto, Moacir Franco, Zé Augusto e Jiboia.


Eles voaram alto naquela época.
Para os mais antigos moradores de Assis matarem a saudade dos anos 60. Os quatro se reuniram recentemente e pretendem apresentar-se publicamente ainda este ano em show filantrópico e faz parte dos seus planos gravar um CD unicamente para registrar sua passagem pela história da música assisense. Abraços. Antonio Carlos Holmo
 

FÓRUM ASSISENSE EM 20 DE SETEMBRO DE 2009
De: Noel Gonçalves Cerqueira
.

Cidade: Guarujá. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.


Bem lembrado, pelo brilhante Marcos Barrero. Realmente a debandada dos jovens,em busca de melhores oportunidades em outros centros, é uma realidade que o interior assiste impassível - e ainda sofre as consequências, incluindo a perda de lideranças expressivas, particularmente na área da educação e política.
Por certo o êxodo rural contribuiu para o implemento desse fenômeno, mas certamente o precede.
A princípio, os jovens deixavam suas comunidades no interior para estudar - até o colegial, as melhores escolas ofereciam o regime de internato - pertenciam a famílias abastadas, como era o caso dos filhos de fazendeiros e comerciantes.
Mais adiante outros saíram para cursar faculdades - basicamente públicas, somente encontradas nas capitais dos Estados, incluindo Paraná e Rio de Janeiro - em geral, retornavam depois de formados. Outros saiam apenas para servir o Governo - escolhidos compulsoriamente para treinamento/aprendizado nos quartéis do Exército, Marinha e Aeronáutica.
Assiste razão ao nosso escritor, não há como negar que as cidades do interior vêm perdendo com a ausência de seus filhos - por exemplo: Assis, que sempre pautou por intensa vida política, não faz muito tempo contava com dois deputados federais e outro estadual - atualmente a região não conta mais com representação significativa.
A exemplo do nosso mediador, razões de toda ordem acabam por inviabilizar o nosso retorno - pelo menos definitivo - mas não perdemos as nossas origens de vista.
No meu caso, embora ourinhense, cidade que deixei em 1965, durante minhas andanças adquiri outras querências - Assis, onde nasceram meus três filhos e conclui meus estudos; Franco da Rocha, Lutécia, Florínea, Cruzália, Palmital, Platina, Campos Novos Paulista, Ibirarema, Pirassununga e Piracicaba - que também me acolheram, as tomo como acalanto nas minhas passagens da vida. Noel Gonçalves Cerqueira - Guarujá - SP.

 

FIM DAS MENSAGENS

Observação do coordenador: favor  não se esquecer de informar nome completo e a cidade de onde envia o email.

 

Fórum assisense: mensagens anteriores
Portal para fotos antigas de assisenses

Fórum assisense: mensagens recentes

Pagina principal

 Participe e/ou fale com o coordenador do Fórum assisense (de qualquer computador)
ou

Participe e/ou fale com o coordenador do Fórum assisense (por email)

(Não esquecer de escrever o nome completo e a cidade de onde envia o email)

 

“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir a última opção”. Thomas Jefferson (1.743-1.826), ex-presidente dos EUA.

Clique aqui para ver mais pensamentos e máximas sobre liberdade de imprensa

Empresa, que patrocina e torna

 possível esta página na internet. 

Em Monte Verde:

Clique na foto do hotel 

e veja sua página na internet.

MONTE VERDE-MG

 

Texto de mensagem - que  contenha ostensivo  marketing comercial ou  propaganda  política pessoal  -  não será repassado aos demais participantes do fórum.  

 Para se cadastrar e receber as mensagens gratuitamente ou participar deste fórum, envie email para:  Egydio Coelho da Silva   

email:  

vtmv@monteverdemg.com.br 

 

 Observações para o bom funcionamento

deste fórum

01) Solicita-se aos participantes que - antes de enviar sua mensagem -  a leiam, corrigindo digitação e também evitem palavras agressivas. Os textos redigidos com todas as letras em maiúsculas serão transformados em minúsculas.

02) O objetivo primordial desde fórum é trocar informações, idéias e opiniões sobre assunto que diz respeito a Assis e sua região e com isso formar opinião pública para "melhorar a região"  no sentido amplo da expressão; 03) Ampliar a amizade entre os participantes.  

04) Localizar os assisenses espalhados pelo mundo.

05) As opiniões e discussão dos assuntos serão sempre no campo das idéias e nunca pessoal;

06) As críticas a políticos e administradores devem se ater aos atos e evitar adjetivos. Em vez de dizer nominalmente que o vereador, o prefeito ou deputado é incompetente, desonesto, etc. deve-se citar o fato e a ação que por si só ilustram o perfil de quem praticou. A conclusão adjetivada fica por conta do leitor da mensagem e deve ser evitada por quem envia a mensagem.

07) Se a referência a outro colega participante do fórum for depreciativa e/ou ofensiva em termos pessoais, a mensagem não será repassada.

08) Deve-se evitar a utilização deste fórum para marketing comercial ou político.

09) Deve-se evitar disponibilizar os respectivos emails no texto da sua mensagem ao fórum. Pois é repassado a todos indistintamente.

Este fórum é encontrado no website: www.ajorb.com.br/vt-forum

10) Os textos veiculados neste fórum também são enviados para a redação de Voz da Terra de Assis.

11) Se você se sentir prejudicado com qualquer notícia aqui divulgada ou no jornal impresso VOZ DA TERRA e quiser se utilizar do direito de resposta, favor enviar email de volta, que a sua opinião será divulgada com o mesmo destaque e enviada para as mesmas pessoas que receberam esta mensagem.

12)  Pede-se aos participantes respeito e tolerância pelo direito de expressão de pensamento de cada um, tendo como filosofia o pensamento de Voltaire: 

"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-la".  

13)  Solicita-se que antes de enviar a mensagem, o texto seja lido novamente e se faça a sua correção num programa  de  corretor de texto.

14) Os textos devem ser sempre de autoria de quem os envia para o Fórum. Textos repassados de terceiros  não serão enviados aos participantes.

Os textos, desde o início deste fórum, você encontra no URL: www.ajorb.com.br/vt-forum

 

Grato.

Egydio Coelho da Silva, coordenador do fórum assisense

Email: vtmv@monteverdemg.com.br

Máximas sobre liberdade de imprensa e livre manifestação do pensamento:

 

*“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último” (Thomas Jefferson).

 

* “A imprensa, numa vigorosa prestação de serviço, será a memória da cidadania contra o corporativismo de interesses menores, quer no Executivo, Legislativo e Judiciário” (Carlos Alberto Di Franco).

 

“Que o bem da liberdade segue imediatamente os bens da vida e da integridade física, demonstra-se facilmente, pois, a liberdade foi sempre constantemente um dos mais altos fins dos esforços e das aspirações humanas” (Adriano de Cupis).

 

* “Libertas omnibus rebus favorabilior est” ( “Em todos os casos a liberdade é mais favorável”), Brocardo Romano.

 

* “ A imprensa é um dos meios mais importantes de crítica e controle público permanente” (Konrad Hesse)

 

* “A imprensa livre é o olhar onipotente do povo” (Karl Marx).

 

* “A imprensa livre é o espelho intelectual no qual o povo se vê e a visão a si mesmo é a primeira condição da sabedoria” (Karl Marx).

 

“Nossa Constituição Federal (1988) protege, de maneira veemente, o direito de informar, o direito de se informar e o direito de ser informado” (Oduvaldo Donnini, autor do livro “Imprensa livre, dano moral e dano à imagem...pág.206)

 

* “A medida que a comunicação se torna maior e melhor, fica claro que a intolerância é a verdadeira pequenez do homem”, Spielberg

 

* "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras" (o artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos-ONU, as


"Creio na imprensa sem restrições, porque creio no poder da razão e da verdade".

Rui Barbosa

 

"Infringem a  ética:

o juiz que não julga, 

o promotor que  não denuncia, 

o advogado que não defende, 

o jornalista que não noticia o que sabe ou 

não escreve o que pensa".

Medeiros de Abreu

 

"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-la".  Voltaire

 

Indenização, em dinheiro, por dano moral somente indeniza a moral de quem não tem moral.

Medeiros de Abreu 

“O interesse coletivo deve prevalecer em relação ao particular”. Ministros Marco Aurélio e Gilmar Mendes em decisão sobre crime de imprensa.

"O segredo é aliado da corrupção". Ministro Waldir Pires  

"Julgar idéias é uma das mais infelizes invenções da humanidade." Jornalista Audálio Dantas

 

"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa". (Declaração de Chapultepec sobre liberdade de expressão)  

 

"Limitar a liberdade de expressão, sob qualquer forma que seja, revela incompatibilidade com a democracia". 

Rodrigo Pinho, procurador geral de Justiça do Estado de São Paulo

 

"Falta de ética é não publicar notícia relevante". Thélio Magalhães, jornalista.

 

"O resto do mundo é mero aprendiz do Brasil em matéria de concentração da propriedade da mídia". Fernão Lara Mesquita, jornalista.

 

"O sigilo da fonte garante a revelação de  atividades ilegais". Judith Miller, repórter do New York Times

 

 

Os incisos do artigo 5o. da Constituição abaixo só não garantem a liberdade de imprensa, porque foram "esquecidos" pelos que julgam ações contra a liberdade de imprensa:

 

* "IV - É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato";

 

* "V - É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo...";

 

* "IX - É livre a atividade...de comunicação, independentemente de censura e licença";

 

* "XIV - É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional".