\VOZ DA TERRA

*Desde 1.963*
Jornal diário, virtual e impresso, que circula na cidade de Assis-SP, Brasil

 

Fórum assisense, troca de mensagens entre assisenses residentes em Assis-SP, no Brasil e no exterior.

Coordenador: Egydio Coelho da Silva

As mensagens recentes - estão no final da página

Volta a página inicial de Voz da Terra

Assis: fotos antigas

FÓRUM ASSISENSE EM 07 DE MAIO DE 2010

De: Maria de Fátima Munir.

Cidade: Assis. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.


boa noite,
agora lendo o jornal ve a materia que fala sobre os cargos comissionados, gostaria de deixar minha opiniao.
Acho sim que o prefeito, governadores devem sim contratar comissionados, porque infelizmente existem muitos funcionarios que nao vestem a camisa. Uns por ja estarem cansados e outros por serem de partidos contrarios. Entao como que fica o Sr. Prefeito, contar com quem. Sabemos muito bem que existem muitos funcionarios que nao querem trabalhar.
Prezada Fátima,
Sua opinião é válida, mas a história do funcionalismo público tem mostrado de modo diferente. As repartições que têm funcionários concursados são normalmente as mais eficientes e menos eficientes são as que possuem servidor público nomeado por Q.I. (quem indique).
Aceita-se que uns poucos funcionários exerçam cargo de confiança, mas a grande maioria precisa ser concursada, para que sejam mais competentes e se democratize o acesso ao cargo público, que é direito de todo cidadão brasileiro. É a minha opinião. Vamos esperar que outros se manifestem.
Abs. e grato pela participação. Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM ASSISENSE EM 08 DE MAIO DE 2010

De: Geraldo Miranda.

Cidade:   . Estado: . País: Brasil.

Para: Fórum assisense.


Ola Egydio,
Pelo que estou vendo pela midia, Assis ficara, pelo menos, mais quatro anos sem deputados. Isso porque, agora, começam aparecer os deputados de fora, trazendo migalhas para a cidade.
Porque não fazem isso, durante os quatro anos que etão por la? Quando o Pelé disse, ha varios anos atras, que o povo brasileiro não sabe votar, ele foi criticado. Mas ele tem razão. Sabe porque? Tenho certeza que muitos assisenses votarão nesses deputados, que aparecem por aqui as vesperas das eleições.
Tambem, com certeza, aparecerão, como todos anos eleitorais, varios candidatos de Assis. Assim os votos são repartidos entre os candidatos, e ninguem se elege.
Minha sugestão, é para que, se aparecer mais de um candidato de Assis, que se faça uma pre-eleição, com urnas na avenida e nas empresas da cidade. Aquele que obter mais voto dos assisenses, sai como candidato.
Tambem deveriamos banir da politica de Assis, aqueles que trazem os candidatos de fora,dizendo que eles vão fazer um monte de coisas para Assis. Esses levam votos daqui e nunca mais aparecem na nosa cidade. Espero que n proxima eleição, o povo assisense seja inteligente o suficiente, para eleger um deputado da cidade.
Abraços.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 15 DE MAIO DE 2010

De: katia Oliveira.

Cidade:  Assis. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.


O ônibus da empresa Fergo, que faz a linha São Jose do Rio Preto a Assis, quebrou na região de Marilia, nesta noite e deixou seus passageiros sem assistência a partir das 23 h. e até as 18h30 não tinha chegado em Assis, e seu destino era Londrina.
Todos perceberam o descaso total desta empresa para com seus usuários. Hoje esse ônibus continua parado na estrada Assis Marilia, pois a empresa nem sequer tinha ônibus para substituir o quebrado e alguns passageiros tiveram que recorrer a seus parentes para pegá-los de carro.
Agradeço a divulgação desta mensagem no Fórum dos moradores de Assis.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 15 DE MAIO DE 2010

De: Maria Elizabete Figueira.

Cidade:  . Estado: . País: Brasil.

Para: Fórum assisense.


Prezado Sr. Egydio,
Gosto muito de receber as atualizações do Forum de Moradores de Assis. Morei em Assis de 1966 a 1988. Estudei no Sta Maria e no Clybas, meu pai tinha a Auto Peças Laranjeiras. Por duas décadas fizemos parte da história da cidade. Muito obrigada, e parabéns pelo belo trabalho. Abraço.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 18 DE MAIO DE 2010

De: Antônio Lázaro de Almeida Prado Júnior.

Cidade:  Assis. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.
 

Poema de meu pai para minha finada mãe:

 

Recado para Themis

Sessenta e sete anos, ai! tão pouco
O tempo a nosso idílio concedido!
Por mim um suplemento foi pedido
Imune à morte, isento do precário.

Paciente, meu amor, aguarda um pouco,
Teremos para nós a eternidade,
Enquanto isso será nossa saudade
O elo indestrutível que nos ata.

Que pressa a que tiveste, minha cara,
Antecedendo o meu tempo assinalado,
Vencido o tempo, superado o espaço
A teu lado me terás, enamorado.

Assis, 17 de maio de 2010.
Dia da viagem (apressada) de Themis

Antônio Lázaro de Almeida Prado (1925 -

Caro Júnior,
Este poema a Themis, sua mãe, musa inspiradora de seu pai a vida inteira, traz-me recordação e convicção.
Recordação de seu pai, nos idos de 1.964, no auge da repressão militar em Assis. Após ter eu escrito artigo em Voz da Terra, num momento de ira que me tirou a cautela exigida na época, criticando a "caça às bruxas" de que foram vítimas os professores e alunos da a então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, fui procurado por Antônio Lázaro de Almeida Prado, e conheci o professor universitário que se ofereceu a colaborar com o jornal.
Aí, então conheci o jornalista, cujos artigos publicados no jornal mostravam-no um intelectual, pesquisador incansável e preocupado com a língua e em trazer ao grande público valores literários, encontrados apenas nos bancos universitários.
Mais tarde, descobri o poeta. Houve um intelectual que disse que as pessoas deveriam ser proibidas de escrever poesias antes dos 20 anos. Pois nesta idade, todos nós somos poetas. O verdadeiro poeta se revela somente na fase adulta.
E seu pai, agora na terceira idade, continua a produzir poemas para externar seus sentimentos e emoções, principalmente inspirado em sua eterna musa. Daí a minha convicção, de que Antônio Lázaro de Almeida Prado, acima de todas as suas atividades intelectuais, é um poeta, que merece o nosso respeito e admiração. Transmita meus sentimentos de pesar à seu pai e a todos seus irmãos, pela perda irreparável de Themis, a eterna musa inspiradora de seu pai.
Abs. e grato pela participação. Egydio Coelho da Silva

 

FÓRUM ASSISENSE EM 19 DE MAIO DE 2010

De: Sérgio Andrade.

Cidade:  Sorocaba. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.
 

procurei nas fotos e não achei a foto do locutor sertanejo (nhobentinho) da radio cultura de Assis nos anos 60 foi um grande locutor que alegrava a parte da manhã e a tarde aonde eu morava em Candido mota e era um ouvinte assíduo bem e gostaria saber se vcs se lembram daquela musiquinha assim q ele tocava diariamente (tenho o meu galinho peba, e se alguém sabe o nome verdadeiro dessa musica. fico agradecido se algum dia alguém se lembrasse e fizesse uma homenagem a esse radialista. abraço a todos Sergio.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 21 DE MAIO DE 2010

De: Fábio Spera.

Cidade:  Santa Rita do Passa Quatro. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.
 

Egydio
É com imensa alegria que volto ao Fórum.
Quero parabenizar os diretores, funcionários, professores e alunos da Escola Clybas Pinto Ferraz pela passagem de seus 73 anos. Puxa quanto tempo hein!
Lá inicie meus estudos em 1972 no pré-primário juntamente com meu irmão Fernando e a professora era a Clélia Chizzolini. Depois, no primeiro ano tivemos como mestra a Profª Cida Mimessi. Meus outros irmãos, Silvio Túlio, Rui e Cássio também iniciaram lá a vida escolar.
Meu pai trabalhou no Clybas como secretário entre 1971 e 1975, senão me engano. Depois foi transferido para o Cleophania, onde fez grandes amigos. Em 1978 devido a posse de minha mãe em concurso estadual viemos todos para Santa Rita do Passa Quatro/SP., onde estou até hoje.
Me lembro com orgulho dessa escola, pois além de iniciarmos a vida escolar criamos também nosso caráter. Que Deus ilumine esta escola para sempre. Com muita gratidão...... seja eterno Clybas.
abraços

 

FÓRUM ASSISENSE EM 25 DE MAIO DE 2010

De: Enival Vieira.

Cidade:  Ourinhos. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.
 

Antonio Francisco de Oliveira, o "Nico do Porão", faleceu  em Assis.

Nico faz parte do passado dos “Anos Dourados” com a casa noturna “ O porão”, muitos quarentões,cinquentões e sessentões de Ourinhos e região lembram do passado noturno e do proprietário socialista político.
O corpo foi velado na Câmara Municipal de Assis.
Com trajetória na política e na idealização do Porão Disco Club, ele foi um pioneiro da alegria dos anos 70 e 80 com a casa noturna, um luxo da época no interior.
Vivemos nós Jovens Assisenses, Ourinhenses e de toda as regiões do Estado , nos anos 70 e 80 momentos de muita alegria na casa noturna, por ali passaram milhares de estudantes, hoje, médicos,engenheiros , Prefeitos , Promotores de Justiça, Juízes, Professores,Jornalistas, radialistas de todas as profissões,enfim vovôs e vovós em 2010.
O Nico sempre defendeu o coletivo, desempenhou importante papel político social, socialista ocupante de cargo eletivo de Vice Prefeito, de Zeca Santilli, ex- Prefeito em Assis, já falecido.
Como por ali passavam estudantes da época a maioria da UNESP, suas idéias e ideais eram consolidadas, sempre visando a alegria defendendo o coletivo social .
Lembranças temos dele conversando com os integrantes do famoso conjunto musical “ Mac Ribbel” e, celebridades da música que por ali passavam. As músicas eram eletrônicas ou ao vivo, com dois e até três ambientes diferentes para todos os gostos as suas seleções musicais.
No Ambiente acolhedor do porão do Nico promoveu os melhores momentos aos jovens, quantos casamentos por ali surgiram.
Dedicamos a você Antonio Francisco De Oliveira , “ O Nico do Porão” a “alegria “da volta ao mundo espiritual.
Enizal Vieira- Jovem dos anos 70 e 80 junto e milhares da região.

 

FÓRUM ASSISENSE EM 25 DE MAIO DE 2010

De: Fábio Spera.

Cidade:  Santa Rita do Passa Quatro. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.
 

Caros amigos
Assis esta semana teve duas perdas irreparáveis.
A grande Profª Themis e o Nico do Porão.
São pessoas que marcaram nossa vida.
A Profª Themis incentivou muito minha mãe quando ela voltou aos bancos escolares – para cursar Psicologia Unesp – em 1971 e se formando em 1974. E olha que minha mãe tinha cinco filhos para criar.
Profª Themis era mãe do meu grande amigo Francisco – com quem freqüentei os bancos escolares no Clybas no início dos anos 70.
O Nico marcou nossa geração com O Porão – A viagem pelo Som.......
Que o apito do navio que soava no começo da sessão do Porão leve o Nico para terras tranqüilas e com muita música..... pois a música é a essência da alma.
Que Deus o coloque em bom lugar!

 

FÓRUM ASSISENSE EM 30 DE MAIO DE 2010

De: Enizal Vieira.

Cidade:  Ourinhos. Estado: SP. País: Brasil.

Para: Fórum assisense.
 

Prezado Egydio.
A extinta Estrada de Ferro Sorocabana atual Fepasa está sucateada de Presidente Epitácio a São Paulo, muito trabalho de milhares de operários e milhões de reais do povo ao lixo .
Verifica-se lesividade de danos materiais por todas as partes , são observadas pelos antigos ferroviários, um deles meu pai , Jesus Vieira, Chefe de Trens ,aposentado que adverte ; “ do povo será tirado milhões em impostos para reerguer a antiga Sorocabana, por irresponsabilidade dos governantes e malfadada privatização, uma política desastrosa, de um insensato, pobre Brasil”.
José Claudinei Messias , sindicalista Assisense, residente em Ourinhos, informa”a concessão da ferrovia pela A.L.L é para 25 anos por contrato com o Governo e ALL , a Empresa deveria manter todo o equipamento ferroviário em boas condições de uso, e devolvê-lo quando chegasse a hora”. Acrescentou em reportagem recente; “ Covas entregou a Fepasa ao Fernando Henrique, a fim que ele privatizasse. Deu nisso aí”.
As irregularidades foram denunciadas porém nenhuma Autoridade impediu o sucateamento, trens inteiros foram encontrados em ferros velhos destruídos, trilhos o mesmo destino, vagões dezenas deles desmontados a maçaricos, o fim , a extinção da malha ferroviária pode estar próxima.
Agora, surge uma C.P.I iniciada pelos Deputados Mauro Bragato e Vinicius Camarinha, apontando que foi um erro a concessão, prometem pedir ao Estado a retomada da Ferrovia.
Observa-se que as esperanças são pequenas para uma possível volta aos trilhos de trens Administrados pelo Estado, de quem nunca deveria ter ser tirado o domínio.
A total recuperação do leito ferroviário vai custar uma fortuna, em países de políticos sérios implicaria em apurar as responsabilidades , ante a possibilidade de atos ilícitos que resultaram em destruição de patrimônio público.


FIM DAS MENSAGENS

Observação do coordenador: favor  não se esquecer de informar nome completo e a cidade de onde envia o email.

  Fórum assisense: mensagens anteriores
Portal para fotos antigas de assisenses

Fórum assisense: mensagens recentes

Pagina principal

 Participe e/ou fale com o coordenador do Fórum assisense (de qualquer computador)
ou

Participe e/ou fale com o coordenador do Fórum assisense (por email)

(Não esquecer de escrever o nome completo e a cidade de onde envia o email)

 

“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir a última opção”. Thomas Jefferson (1.743-1.826), ex-presidente dos EUA.

Clique aqui para ver mais pensamentos e máximas sobre liberdade de imprensa

Empresa, que patrocina e torna

 possível esta página na internet. 

Em Monte Verde:

Clique na foto do hotel 

e veja sua página na internet.

MONTE VERDE-MG

 

Texto de mensagem - que  contenha ostensivo  marketing comercial ou  propaganda  política pessoal  -  não será repassado aos demais participantes do fórum.  

 Para se cadastrar e receber as mensagens gratuitamente ou participar deste fórum, envie email para:  Egydio Coelho da Silva   

email:  

vtmv@monteverdemg.com.br 

 

 Observações para o bom funcionamento

deste fórum

01) Solicita-se aos participantes que - antes de enviar sua mensagem -  a leiam, corrigindo digitação e também evitem palavras agressivas. Os textos redigidos com todas as letras em maiúsculas serão transformados em minúsculas.

02) O objetivo primordial desde fórum é trocar informações, idéias e opiniões sobre assunto que diz respeito a Assis e sua região e com isso formar opinião pública para "melhorar a região"  no sentido amplo da expressão; 03) Ampliar a amizade entre os participantes.  

04) Localizar os assisenses espalhados pelo mundo.

05) As opiniões e discussão dos assuntos serão sempre no campo das idéias e nunca pessoal;

06) As críticas a políticos e administradores devem se ater aos atos e evitar adjetivos. Em vez de dizer nominalmente que o vereador, o prefeito ou deputado é incompetente, desonesto, etc. deve-se citar o fato e a ação que por si só ilustram o perfil de quem praticou. A conclusão adjetivada fica por conta do leitor da mensagem e deve ser evitada por quem envia a mensagem.

07) Se a referência a outro colega participante do fórum for depreciativa e/ou ofensiva em termos pessoais, a mensagem não será repassada.

08) Deve-se evitar a utilização deste fórum para marketing comercial ou político.

09) Deve-se evitar disponibilizar os respectivos emails no texto da sua mensagem ao fórum. Pois é repassado a todos indistintamente.

Este fórum é encontrado no website: www.ajorb.com.br/vt-forum

10) Os textos veiculados neste fórum também são enviados para a redação de Voz da Terra de Assis.

11) Se você se sentir prejudicado com qualquer notícia aqui divulgada ou no jornal impresso VOZ DA TERRA e quiser se utilizar do direito de resposta, favor enviar email de volta, que a sua opinião será divulgada com o mesmo destaque e enviada para as mesmas pessoas que receberam esta mensagem.

12)  Pede-se aos participantes respeito e tolerância pelo direito de expressão de pensamento de cada um, tendo como filosofia o pensamento de Voltaire: 

"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-la".  

13)  Solicita-se que antes de enviar a mensagem, o texto seja lido novamente e se faça a sua correção num programa  de  corretor de texto.

14) Os textos devem ser sempre de autoria de quem os envia para o Fórum. Textos repassados de terceiros  não serão enviados aos participantes.

Os textos, desde o início deste fórum, você encontra no URL: www.ajorb.com.br/vt-forum

 

Grato.

Egydio Coelho da Silva, coordenador do fórum assisense

Email: vtmv@monteverdemg.com.br

Máximas sobre liberdade de imprensa e livre manifestação do pensamento:

 

*“Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último” (Thomas Jefferson).

 

* “A imprensa, numa vigorosa prestação de serviço, será a memória da cidadania contra o corporativismo de interesses menores, quer no Executivo, Legislativo e Judiciário” (Carlos Alberto Di Franco).

 

“Que o bem da liberdade segue imediatamente os bens da vida e da integridade física, demonstra-se facilmente, pois, a liberdade foi sempre constantemente um dos mais altos fins dos esforços e das aspirações humanas” (Adriano de Cupis).

 

* “Libertas omnibus rebus favorabilior est” ( “Em todos os casos a liberdade é mais favorável”), Brocardo Romano.

 

* “ A imprensa é um dos meios mais importantes de crítica e controle público permanente” (Konrad Hesse)

 

* “A imprensa livre é o olhar onipotente do povo” (Karl Marx).

 

* “A imprensa livre é o espelho intelectual no qual o povo se vê e a visão a si mesmo é a primeira condição da sabedoria” (Karl Marx).

 

“Nossa Constituição Federal (1988) protege, de maneira veemente, o direito de informar, o direito de se informar e o direito de ser informado” (Oduvaldo Donnini, autor do livro “Imprensa livre, dano moral e dano à imagem...pág.206)

 

* “A medida que a comunicação se torna maior e melhor, fica claro que a intolerância é a verdadeira pequenez do homem”, Spielberg

 

* "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras" (o artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos-ONU, as


"Creio na imprensa sem restrições, porque creio no poder da razão e da verdade".

Rui Barbosa

 

"Infringem a  ética:

o juiz que não julga, 

o promotor que  não denuncia, 

o advogado que não defende, 

o jornalista que não noticia o que sabe ou 

não escreve o que pensa".

Medeiros de Abreu

 

"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-la".  Voltaire

 

Indenização, em dinheiro, por dano moral somente indeniza a moral de quem não tem moral.

Medeiros de Abreu 

“O interesse coletivo deve prevalecer em relação ao particular”. Ministros Marco Aurélio e Gilmar Mendes em decisão sobre crime de imprensa.

"O segredo é aliado da corrupção". Ministro Waldir Pires  

"Julgar idéias é uma das mais infelizes invenções da humanidade." Jornalista Audálio Dantas

 

"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa". (Declaração de Chapultepec sobre liberdade de expressão)  

 

"Limitar a liberdade de expressão, sob qualquer forma que seja, revela incompatibilidade com a democracia". 

Rodrigo Pinho, procurador geral de Justiça do Estado de São Paulo

 

"Falta de ética é não publicar notícia relevante". Thélio Magalhães, jornalista.

 

"O resto do mundo é mero aprendiz do Brasil em matéria de concentração da propriedade da mídia". Fernão Lara Mesquita, jornalista.

 

"O sigilo da fonte garante a revelação de  atividades ilegais". Judith Miller, repórter do New York Times

 

 

Os incisos do artigo 5o. da Constituição abaixo só não garantem a liberdade de imprensa, porque foram "esquecidos" pelos que julgam ações contra a liberdade de imprensa:

 

* "IV - É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato";

 

* "V - É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo...";

 

* "IX - É livre a atividade...de comunicação, independentemente de censura e licença";

 

* "XIV - É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional".