Futuro do jornalismo comunitário está em debate

Home / Notícias / Futuro do jornalismo comunitário está em debate
Futuro do jornalismo comunitário está em debate

O jornalismo está em ebulição. Com o triste fortalecimento das fake news, comunicadores pelo mundo todo estudam e debatem a forma de noticiar, para cativar o público com notícias baseadas em fatos.

Ao mesmo tempo, está em destaque também a necessidade de construir um mundo mais sustentável, em que o progresso e a evolução da sociedade não representem destruição do planeta e seus recursos naturais. Nesse sentido, um consenso é a necessidade de valorizar a produção local, a atuação regionalizada do cidadão, com pensamento global.

Metrópole em Foco

Na segunda, dia 2 de setembro, acontece a primeira participação resultante da parceria entre Ajorb (Associação dos Jornais e Revistas de Bairro de São Paulo) no programa Metrópole em Foco, da Rádio Trianon AM 740 MHz, comandado pelo jornalista Pedro Nastri, e que pode ser acompanhado pela internet.

Mensalmente, representantes da Ajorb estarão no programa para discutir o jornalismo comunitário, os problemas da cidade, resgatar suas histórias e debater soluções. A participação ficou definida para toda primeira segunda-feira de cada mês.

Os jornais de bairro da capital paulista também vão participar das entrevistas com subprefeitos de toda a capital, que devem ter início ainda em setembro.

Fórum

Na terça, 3 de setembro, acontece a segunda edição do Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário– a Comunicação que Cria Laços irá receber alguns dos mais importantes nomes da imprensa de São Paulo que atuam na cobertura do jornalismo regional. Entre os destaques estão André Azeredo, apresentador do jornal SP no Ar, da Record TV, Carlos Aros, diretor de Conteúdo da Jovem Pan News, Osmar Chor, diretor de Jornalismo da TV Tem – Bauru, Sorocaba, São José do Rio Preto e Itapetininga e João Jabbour, diretor de redação do Grupo Cidade.

Com quatro painéis confirmados, o encontro reúne alguns dos mais atuantes e influentes profissionais dedicados ao jornalismo regional e comunitário para discutir e compartilhar as novas formas e plataformas do fazer jornalístico, além das novas tecnologias e ferramentas para tornar mais efetivo e rentável o trabalho dos profissionais que atuam nesse nicho.

Editores de jornais de bairro da capital também participarão do evento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.