Jornais de bairro: alternativa para tempos de crise?

Jornais de bairro: alternativa para tempos de crise?

Há alternativas para enfrentar a crise com criatividade e baixos custos? Como atingir um público que não vê mais sentido em pagar por assinaturas de jornal  e revistas? Como as agências podem oferecer alternativas aos seus clientes para que transmitam  mensagens publicitárias sem estourar orçamentos? E os pequenos empresários, comerciantes e profissionais liberais – como podem chegar a seu público e divulgar seus produtos e serviços de forma eficaz? Editores de jornais de bairro da capital paulista não apenas acreditam que representam respostas para estas demandas atuais como apostam em um fortalecimento da categoria. Reunidos na Associação de Jornais e...

Fórum de jornais de bairro e mídias regionais discute futuro do setor

Fórum de jornais de bairro e mídias regionais discute futuro do setor

Participantes debatem e apresentam perspectivas para a comunicação local Como o jornalismo de bairro vai enfrentar não só a crise econômica mas também a nova era digital que está revolucionando toda a mídia? Que fontes de recursos poderão garantir a preservação do acervo de décadas desses jornais, que reúnem histórias, relatos, documentos e imagens representativos da história recente da capital paulista? A publicidade oficial, ou seja, feita por órgãos públicos de diferentes níveis pode ser um dos recursos para garantir a sobrevivência desses órgãos e garantir, paralelamente, transparência na prestação de contas dessas instâncias? Essas foram algumas das perguntas que...

Nova diretoria da Ajorb aposta em inovação

Nova diretoria da Ajorb aposta em inovação

Encarar a crise com criatividade, conteúdo regional exclusivo e ações que fortaleçam o comércio dos bairros da cidade de São Paulo. Essas são as metas da Associação de Jornais e Revistas de Bairro de São Paulo (Ajorb-SP) para o biênio 2017/2019. A diretoria da entidade se reuniu essa semana na sede da Gazeta Penhense, empresa jornalística do atual presidente da Ajorb, Eugenio Cantero. “Estamos conseguindo aproximar empresas de comunicação regional que têm tradição, mas nunca haviam participado da Ajorb”, avaliou Cantero, ressaltando que quase 20 jornalistas participaram do encontro. “E temos certeza de que nos próximos esse número vai crescer”,...

Futuro da comunicação está na imprensa regionalizada

Futuro da comunicação está na imprensa regionalizada

Criatividade, tradição, sintonia com novas formas de comunicação e a capacidade de tratar de temas em geral esquecidos pela imprensa diária: assim são os veículos de comunicação regionalizada da capital paulista, que estão se unindo na AJORB – Associação de Jornais e Revistas de Bairro de São Paulo. A entidade comemora em abril seus 45 anos de existência, mas está em fase de renovação. Na última terça, dia 5, vários associados e diretores voltaram a se reunir para discutir estratégias de atuação conjunta. “A liberdade de expressão é princípio básico no jornalismo. Por isso, cada jornal manterá linha editorial independente,...

Unidos, jornais de bairro prometem ampliar atuação

Unidos, jornais de bairro prometem ampliar atuação

(março, 2016) Criar um novo site, garantir presença nas redes sociais, organizar o cadastro de dezenas de empresas que distribuem jornais e revistas nos mais diversos bairros da capital paulista. Estes são apenas os desafios iniciais da Ajorb/SP – Associação dos Jornais e Revistas de Bairro de São Paulo, que tem promovido reuniões mensais com editores das publicações em sua sede, na região central de São Paulo. A mais recente delas aconteceu na quarta, dia 1, e demonstrou que as novas estratégias estão funcionando: o número de representantes de empresas interessados em participar da nova fase da Ajorb tem crescido,...